Rogueware (Rogue Security Software), o que é?

Essa ameaça tem como finalidade roubar suas informações bancárias e tirar dinheiro da sua conta. Quer saber como evitá-la? Confira nossas dicas.

É um vampiro que busca sugar suas informações confidenciais para roubar dinheiro.

Estes softwares maliciosos se passam por programas de segurança (como antivírus ou antispywares) ou de otimização e são abertos sem a interferência do usuário, exibindo resultados de uma varredura por vírus, que mostra a detecção de diversas infecções – que na verdade não existem, ou de diversas otimizações para “turbinar” o computador disponíveis.

Para remover as supostas infecções ou aplicar as otimizações, os malwares solicitam a compra do software. No entanto, mesmo após a compra dos aplicativos, as modificações não ocorrem, já que esta foi apenas uma forma de o malware ter acesso aos dados do seu cartão de crédito, por exemplo.

Um dos rogues mais conhecidos é o Advanced Vírus Remover, que infectou – e ainda infecta – computadores em todo o mundo. E, também, Rougue-AV, Rogue-Antivírus, XP Defender Plus, Security Essentials, entre outros. Fique atento e tenha cuidado.

Veja o dicionário de vírus completo.

Tags: