Recentemente, uma notícia alarmou milhões de pessoas em todo o mundo. Foi publicado que qualquer pessoa pode descobrir a senha de outro usuário através do Google Chrome. Apesar de isso parecer um pouco absurdo, é verdade.
O navegador mantém um gerenciador de senhas que pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador, seja física ou virtualmente. Mas, então, o que fazer para não ser uma vítima?
O acesso às senhas dos usuários acontece quando você digita “chrome://settings/passwords” na barra de endereços do Google Chrome. Ao fazer isso, uma lista de itens aparece e quando você clica em “Mostrar”, a senha é apresentada.
Segundo os representantes da Google, isto não é um problema, porque se alguém tiver acesso ao seu computador a sua segurança digital já foi colocada em risco.
Apesar de a justificativa ser válida, este recurso deixa a sua vida digital fragilizada, já que o navegador está deixando de ser um simples browser para também hospedar aplicativos, como o backup online PSafe LockBox, por exemplo.
Mas o que importa é a prática de como se proteger. A maneira mais simples é usar os sites com senhas e não optar pela possibilidade de salvá-las. Para fazer isso, basta clicar em “Configurações” e, em seguida, selecionar “Mostrar Configurações Avançadas”.
Dentro deste local, haverá a categoria “Senhas e formulários” com a opção “Ofereça para salvar senhas quando eu entrar na web”. Desmarque esta opção e parte do problema estará resolvido.
Se preferir, outra boa opção é clicar em “Gerenciar Senhas Salvas”, limpando todas as senhas que já estiverem armazenadas. Assim, você dificulta muito a possibilidade de alguém ter acesso à sua senha e aos seus dados pessoais.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…