Categorias: Desempenho

Aplicativos gratuitos que testam a qualidade do seu 3G e 4G

Uma das maiores preocupações dos usuários de internet é saber com certeza se a velocidade disponibilizada pelo provedor de acesso é realmente aquela que foi contratada. Sabemos que, infelizmente, muitas vezes isso não ocorre.

Por isso, aplicativos que testam a conexão 3G e 4G fazem grande sucesso entre os internautas. Vale a pena conhecer, a seguir, as dicas de dispositivos gratuitos.

Speedtest – Disponível para iOS e Android.

Segundo os profissionais da área, o aplicativo é um dos mais exatos na realização de testes de conexão de internet. Oferece vários servidores espalhados pelo mundo, para que o usuário possa avaliar as conexões regional, nacional e internacional.

Crowdmobi – Disponível para Android e iPhone

Desenvolvido pela IlhaSoft, o aplicativo é um sucesso. O Crowdmobi possui cerca de 40 mil usuários ativos, que já realizaram mais de 200 milhões de testes em seus smartphones. Além de medir o sinal da antena e a velocidade da internet móvel, o aplicativo mostra também quantos minutos de chamadas foram recebidas e efetuadas (apenas na versão Android). Os dados obtidos podem ser comparados pelo usuário com o pacote de dados e voz contratado.

Todos os dados coletados pelo Crowdmobi são armazenados de forma segura e tratados para garantir o anonimato de cada usuário. As informações relacionadas à qualidade de serviço, computadas a partir das análises feitas por usuários do Crowdmobi, podem ser disponibilizadas periodicamente com o objetivo de colaborar com a melhoria do serviço de telefonia celular no Brasil. Sempre de forma a preservar a identidade dos usuários.

Em seu site, o aplicativo diz que fornece informações para duas organizações de defesa do consumidor: a Associação Proteste e o Procon-AL.

CarrierCompare – Disponível para iPhone

O aplicativo CarrierCompare analisa os sinais das operadoras na região onde o usuário está. Ele compara a intensidade do sinal de cada operadora, listando por ordem de qualidade.

Mas como aplicativos da App Store não têm autorização para acessar o sistema, o CarrierCompare só analisa o sinal de sua operadora e depois registra o resultado num banco de dados comum, de onde retira as informações das demais.

Isso quer dizer o seguinte: quanto mais usuários testarem o aplicativo, mais preciso será o resultado.

Caso o teste seja realizado também com o iPhone conectado numa rede Wi-Fi, ele avaliará o sinal dela, e não o da operadora. O aplicativo permite compartilhar os resultados nas redes sociais.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…