Aplicativos gratuitos que testam a qualidade do seu 3G e 4G

Você sabe se a velocidade disponibilizada pelo provedor de acesso é realmente aquela que você contratou? Conheça os apps que testam isso.

Uma das maiores preocupações dos usuários de internet é saber com certeza se a velocidade disponibilizada pelo provedor de acesso é realmente aquela que foi contratada. Sabemos que, infelizmente, muitas vezes isso não ocorre.

Por isso, aplicativos que testam a conexão 3G e 4G fazem grande sucesso entre os internautas. Vale a pena conhecer, a seguir, as dicas de dispositivos gratuitos.

Speedtest – Disponível para iOS e Android.

Segundo os profissionais da área, o aplicativo é um dos mais exatos na realização de testes de conexão de internet. Oferece vários servidores espalhados pelo mundo, para que o usuário possa avaliar as conexões regional, nacional e internacional.

Crowdmobi – Disponível para Android e iPhone

Desenvolvido pela IlhaSoft, o aplicativo é um sucesso. O Crowdmobi possui cerca de 40 mil usuários ativos, que já realizaram mais de 200 milhões de testes em seus smartphones. Além de medir o sinal da antena e a velocidade da internet móvel, o aplicativo mostra também quantos minutos de chamadas foram recebidas e efetuadas (apenas na versão Android). Os dados obtidos podem ser comparados pelo usuário com o pacote de dados e voz contratado.

Todos os dados coletados pelo Crowdmobi são armazenados de forma segura e tratados para garantir o anonimato de cada usuário. As informações relacionadas à qualidade de serviço, computadas a partir das análises feitas por usuários do Crowdmobi, podem ser disponibilizadas periodicamente com o objetivo de colaborar com a melhoria do serviço de telefonia celular no Brasil. Sempre de forma a preservar a identidade dos usuários.

Em seu site, o aplicativo diz que fornece informações para duas organizações de defesa do consumidor: a Associação Proteste e o Procon-AL.

CarrierCompare – Disponível para iPhone

O aplicativo CarrierCompare analisa os sinais das operadoras na região onde o usuário está. Ele compara a intensidade do sinal de cada operadora, listando por ordem de qualidade.

Mas como aplicativos da App Store não têm autorização para acessar o sistema, o CarrierCompare só analisa o sinal de sua operadora e depois registra o resultado num banco de dados comum, de onde retira as informações das demais.

Isso quer dizer o seguinte: quanto mais usuários testarem o aplicativo, mais preciso será o resultado.

Caso o teste seja realizado também com o iPhone conectado numa rede Wi-Fi, ele avaliará o sinal dela, e não o da operadora. O aplicativo permite compartilhar os resultados nas redes sociais.

Tags: