Pesquisadores do Cyber Forensics Research & Education Group, da University of New Haven (Connecticut, EUA), descobriram uma importante informação sobre a privacidade dos usuários do WhatsApp. Segundo eles, o aplicativo de mensagens instantâneas está recolhendo dados sobre as ligações de voz feitas pelos usuários, sem o consentimento deles. Basicamente, o trabalho dos pesquisadores foi de decifrar como funciona a conexão entre o smartphone e o servidor do Whatsapp, encontrando assim quais informações são armazenadas.
Riscos de privacidade
Segundo eles, o aplicativo é capaz de registrar quais foram os números de telefone envolvidos na ligação, quando tempo ela durou e localização aproximada dos aparelhos (eita!). Além disso, puderam estudar melhor os aspectos técnicos da ligação, o processo de autenticação dos clientes do WhatsApp, entender os servidores de retransmissão e o codec utilizado para reproduzir o streaming de voz.
Leia também: Guia de proteção e privacidade no WhatsApp
Ficou preocupado? Deixe sua opinião nos comentários!
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…