WhatsApp coleta informações sobre seus usuários

Sabia que o Whatsapp, app de mensagens instantâneas mais utilizado nos smartphones, pode estar coletando dados sobre suas ligações? Entenda mais!

Pesquisadores do Cyber Forensics Research & Education Group, da University of New Haven (Connecticut, EUA), descobriram uma importante informação sobre a privacidade dos usuários do WhatsApp. Segundo eles, o aplicativo de mensagens instantâneas está recolhendo dados sobre as ligações de voz feitas pelos usuários, sem o consentimento deles. Basicamente, o trabalho dos pesquisadores foi de decifrar como funciona a conexão entre o smartphone e o servidor do Whatsapp, encontrando assim quais informações são armazenadas.

Riscos de privacidade

Segundo eles, o aplicativo é capaz de registrar quais foram os números de telefone envolvidos na ligação, quando tempo ela durou e localização aproximada dos aparelhos (eita!). Além disso, puderam estudar melhor os aspectos técnicos da ligação, o processo de autenticação dos clientes do WhatsApp, entender os servidores de retransmissão e o codec utilizado para reproduzir o streaming de voz.

Leia também: Guia de proteção e privacidade no WhatsApp

Ficou preocupado? Deixe sua opinião nos comentários!

Tags: