Categorias: Cibersegurança

Os prós e os contras de utilizar redes de wi-fi abertas e fechadas

Já apresentamos aqui no blog, em outro post, o perigo da utilização de rede wi-fi desconhecida, sem senha. Agora trazemos um algo a mais para atiçar a polêmica e acalorar as discussões. Vamos então levantar a questão: é uma boa ideia, ou não, utilizar uma rede wi-fi aberta?

Uma wi-fi aberta pode representar uma bela oportunidade de fazer aquele download sem comprometer o tamanho de sua banda, ou ainda acessar a sua rede social enquanto aguarda por alguém. Essas ações podem ser corriqueiras no uso da internet, mas aumentam bastante as possibilidades de invasão do seu dispositivo.

O usuário iludido pela facilidade de ter encontrado uma rede wi-fi sem senha é alvo fácil para ação de hackers que, através destas redes fantasmas falsas, induzem o computador a acessar uma página clonada, onde é solicitado que o usuário compartilhe dados pessoais em um banco de dados particular.

Os usuários destas redes também podem ter seus dados receptados por um programa chamado ‘sniffer’, que é considerado indetectável por quem usa o sistema operacional Windows. O programa é especialista em interceptação de dados e informações, podendo capturar até mesmo arquivos enviados e baixados do seu computador, além de senhas não criptografadas.

O lado bom de manter seu wi-fi sem senha

Mas sim, existe um lado bom de utilizar uma rede aberta! Isso é o que garante a Electronic Frontier Foundation (EFF), que é uma instituição sem fins lucrativos que defende os direitos digitais. A EFF afirma que é uma boa ideia abrir a sua rede para que outras pessoas possam utilizá-la.

Um ponto levantado pela EFF é que abrindo sua rede você passa a ser considerado um vizinho mais legal, ou seja, contribui com a política da boa vizinhança. E o ponto mais importante é que você vai contribuir de maneira determinante para sua segurança.

A EFF lançará durante a conferência Hackers on Planet Earth (HOPE), em julho, o firmware livre Open Wireless Router, que permite que você compartilhe parte da sua rede com qualquer pessoa, ou seja, transforma parte da sua rede em wi-fi aberta, ou sem senha. Aí você pergunta o que eu ganho abrindo minha rede com os outros? E nós respondemos: segurança!

É que ao compartilhar parte da sua rede o software não permite que sua rede seja rastreada de volta. Um ganho e tanto para quem vive de internet. Além de disponibilizar apenas 5% da sua banda, o software ainda inibe que “malandrinhos” tentem fazer aqueles downloads gigantes às custas da sua conexão.

A EFF ainda pretende lançar, em uma futura versão, uma opção para que o usuário que esteja utilizando sua rede use um IP diferente do seu. Isso impede que você seja alvo de usuário mal intencionado que acessa conteúdo ilegal, pelo qual você poderia ser responsabilizado.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…