Práticas seguras para usar Wi-Fi público

Selecionamos nove dicas para você melhorar o desempenho do seu Mac e gastar menos tempo em seus trabalhos

Um dos grandes aspectos sobre tecnologia hoje em dia é a disponibilidade de redes sem fio públicas em muitos locais. Se você está preso em um aeroporto para uma parada de três horas e precisa acessar arquivos on-line importantes para o trabalho, eles têm acesso Wi-Fi para você.

No fim da tarde você resolveu fazer aquela pausa com os amigos no café?

Eles geralmente têm Wi-Fi, também. Mas todo cuidado é pouco ao utilizar uma rede em que você está conectado com pessoas que não conhecem e que podem tentar infectar seu dispositivo. Aqui estão algumas dicas para manter seus dados seguros on-line quando você estiver em movimento:

1) Evite fazer compras online

Se alguém invade uma rede Wi-Fi pública e você começa a digitar suas informações do cartão de crédito, certamente ela será observada por terceiros. É sempre melhor adiar suas compras on-line e fazer isso em casa ou no escritório. O mesmo se aplica a acessar o internet banking.

2) Use HTTPS

Se um site é seguro, o endereço da web, muitas vezes vai ler como: https://website.com.

Esse “S” em HTTPS garante que as informações que você está vendo são encriptadas através da rede – isso significa que se alguém invadiu, não vai ser capaz de ler o que está na página.

No entanto, HTTPS não aparece sempre em todos os sites. Utilizar um aplicativo como HTTPS EVERYWHERE pode lhe garantir mais segurança.

3) Conheça o Nome da Rede

Imagine que você está em café muito popular, onde muitas pessoas vão acessar o Wi-Fi gratuito. Um criminoso cibernético pode configurar uma rede cujo nome seja parecido com o nome do Wi-Fi do lugar, mas na verdade não é.

Se você quiser usar a internet, pergunte a um dos funcionários o nome do Wi-Fi antes de entrar na primeira rede que aparecer na lista de redes disponíveis. Pode parecer algo bobo, mas uma grande quantidade de pessoas são vítimas dele.

4) Certifique se seu Firewall está ativado

Um Firewall é um programa em seu dispositivo que monitora todas as conexões, entradas e saídas. Se o seu Firewall estiver ativado, seu computador irá pedir sua permissão se outro dispositivo ou site está tentando acessar suas informações.

Muitos laptops agora vêm padronizados com um Firewall automático, ou seja, que você não precisa ativa-lo. Mas alguns PCs mais antigos não tem esse recurso automático, então é importante ter a certeza de que ele está funcionando corretamente.

5) Use Software de antivírus atualizados

Adquira o hábito de usar e atualizar regularmente um programa que seja capaz de proteger seu dispositivo de modo proativo. Não se esqueça de executar o programa depois que você usou o Wi-Fi gratuito, apenas por precaução.

O Psafe Total oferece um excelente pacote projetado especificamente para a sua segurança na navegação. O programa tem ajudado os usuários a remover mais de 200 milhões de vírus desde 2011, possui também um anti-phishing e bloqueio de anúncios incluído, bem como uma barra de ferramentas personalizável que combina segurança e conveniência.

Se você vai aproveitar o Wi-Fi gratuito, tenha essas dicas fáceis em mente enquanto você navega. Milhões de usuários de Internet no mundo acessam redes Wi-Fi públicas sem preocupações e isso pode ser um grande perigo à sua segurança e privacidade. Fique alerta!

Tags: