rp_roubo-id_2014-07-16.jpg

5 dicas de como se proteger do roubo de identidade online

O roubo de identidade não só pode levar à perda de dinheiro, mas também pode ter efeitos graves em sua fatura de cartão de crédito.

Na atualidade, grande parte de nossa informação está acessível por um clique. Nossos nomes, endereços, números de telefone, registros públicos e privados, números de licença de dirigir e passaporte, informação de conta bancária e números de cartões de crédito podem todos ser encontrados em alguns sites online. O roubo de identidade não só pode levar à perda de dinheiro, mas também pode ter efeitos graves em sua fatura de cartão de crédito e até mesmo na sua reputação.

Proteja-se contra roubo de identidade

5 formas de se proteger contra roubo de identidade:

1. Proteja seu cartão de crédito e informação bancária.

Seus números de cartão de crédito e contas bancárias são de vital importância e devem ser mantidos privados. Você pode perder tudo, ou despertar com uma montanha de dívidas, se sua informação financeira cair em mãos equivocadas. Não informe o número do seu cartão de crédito ou conta bancária a qualquer site ou serviço que pareça pouco confiável. Controle suas contas para identificar atividade suspeita e imediatamente comunique-se com sua companhia de cartão de crédito ou banco para reportar qualquer possível fraude. Finalmente, proteja suas senhas do banco e as troque regularmente – e tenha certeza de sempre olhar o seu perfil de crédito e extrato bancário.

2. Mantenha em segredo sua informação privada.

Em um mundo dominado pelos meios de comunicação social, muitos de se sentem tentados a compartilhar muitas coisas a respeito de si mesmos. Entretanto, é importante, não compartilhar muito. Informação, como seus endereços e números de telefone provavelmente devem permanecer privadas ou compartilhada só com pessoas de confiança. Se limite a compartilhar nas redes sociais unicamente informação que daria para um total desconhecido de forma tranquila.

3. Proteja sua rede sem fio.

Isto não preocupa umita gente, mas é extremamente importante. Deixando uma rede sem fio aberta (em outras palavras, sem proteção WPA e senha), você a deixa vulnerável ao roubo de identidade. Permitir a estranhos utilizar sua conexão Wi-Fi pode lhes outorgar acesso à informação sobre os sites que visita. Os ladrões podem criar um perfil seu falso e também daqueles que utilizam sua rede – e podem usar seu nome de usuário e senha para sites que não são bem encriptados. A melhor solução para evitar este tipo de invasão de privacidade e o possível roubo de identidade é proteger sua rede sem fio estabelecendo uma senha segura.

4. Escolha senhas difíceis e troque-as regularmente.

Uma das formas mais fáceis para evitar o roubo de identidade é tomar cuidado com suas senhas. Muita gente comete o engano de usar a mesma senha para múltiplos sites. Caso o ladrão de identidade descubra uma senha, ele provavelmente tentará usar essa mesma senha em vários sites, e será muito fácil acessar uma enorme quantidade de informação valiosa a seu respeito. Outro erro comum é deixar as senhas guardadas em um arquivo no computador ou, pior ainda, numa nuvem. Se alguém acessar a sua conta em seu disco rígido ou na nuvem, então terão todas suas senhas e será capaz de roubar sua informação.

Ao criar senhas, é melhor assegurar-se de que são difíceis de quebrar. Os ladrões de identidade costumam utilizar programas desenhados para adivinhar senhas. Crie uma sequência de letras, números e símbolos que não significam nada para ninguém, exceto para você. Estas são muito mais difíceis de adivinhar na sorte que palavras e números, que são o que muita gente usa. Por último, troque suas senhas com regularidade para que fiquem mais difíceis de decifrar.

5. Tenha um programa antivírus e anti-malware.

Alguns programas maliciosos estão desenhados para entrar em seu computador ou telefone celular e roubar informação ou instalar um vírus. Para assegurar-se de que seu computador ou telefone está a salvo de tal desastre, você deve instalar um antivírus e antimalware para encontrar e eliminar os programas nocivos. Com suporte técnico gratuito em português, o PSafe Total para Windows é o nativírus que deixa seu PC mais rápido. Para proteger-se mais, considere o uso de um navegador seguro, como PSafe Internet, que já vem com loja de downloads de softwares livres de ameaças, bloqueador de publicidade invasiva e janelas emergentes, o que garante uma navegação segura na Internet mediante a eliminação dos ataques de vírus e outros malwares. Para fechar o cerco aos invasores, instale também o PSafe Total para Android no seu celular e fique livre das ameaças virtuais. Através de intercâmbio de informação cauteloso e senhas de proteção e softwares, pode ter uma experiência de navegação mais segura e mais agradável e reduzir o risco de roubo de identidade.