Como converter imagens em texto editável

Quer aprender como transformar aquela foto ou imagem em texto para editar como quiser?

A transcrição de informações contidas numa imagem para texto é sempre um processo trabalhoso. Por isso, nada mais prático do que converter a foto em texto editável. Isso é possível por meio da tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite a conversão tanto de uma imagem quanto de um arquivo em PDF. Confira os melhores programas que possuem a função e que fazem esse trabalho para você.

Leia também: Como mover apps e fotos para o cartão de memória

Online OCR

Ele converte fotografias e imagens de câmera digitais em texto com 32 idiomas de reconhecimento. Também serve para converter PDF escaneado para Word, Text, RTF, extrai texto de JPG, JPEG, BMP, TIFF, GIF e converte para Word, Text, Excel, PDF, HTML editáveis etc. Até 15 imagens podem ser convertidas no intervalo de uma hora. Tudo é feito online e de graça.

OCR Convert

O OCR Convert se destaca pela sua maneira simples de ser usado. Ele suporta arquivos PDF, JPG e JPEG. Conta com o idioma português em sua lista de reconhecimento e faz a conversão de imagens com texto em nossa língua. O tamanho máximo dos arquivos para a conversão é de 5 MB. O serviço também é gratuito.

Free OCR

É um serviço online totalmente grátis. Ele suporta JPG, GIF, TIFF BMP ou PDF com várias colunas de texto. Também possui mais de 30 idiomas diferentes. Até 10 imagens podem ser carregadas por hora, com tamanho máximo de 2MB.

Convertendo imagens no Microsoft OneNote

O software Microsoft OneNote conta com diversas funções interessantes. Entre elas a opção de converter imagens em texto editável. Uma versão do programa pode ser baixada gratuitamente para usuários de Windows 7 e versões mais recentes.

De forma geral, basta iniciar o programa normalmente e procurar pela opção “Inserir imagem de arquivos” no menu “Inserir” do topo da tela. Após selecionar qual você deseja, clique em cima dela com o botão direito e escolha a opção “Copiar Texto de Imagem”. Pronto! O texto está salvo na sua área de transferência esperando apenas você dar um Ctrl+V em qualquer editor de texto comum como o Microsoft Word, Docs ou até mesmo o Bloco de Notas.

Tags: