nuvem phishing proteção locker cadeado segurança antiphishing

O que é armazenamento em nuvem?

Confira o que é armazenamento em nuvem, quais são seus benefícios e como usar.

Se você usa seu celular e a internet com frequência, provavelmente já ouviu falar sobre o armazenamento na nuvem.

E aí bate aquelas dúvidas, como: o que é e para que serve armazenamento em nuvem? É seguro usar? Quais são as vantagens? Como funciona a nuvem no celular?

Mas fique tranquilo, porque a gente explica tudo o que você precisa saber sobre este serviço!

O que é armazenamento em nuvem?

A “nuvem” nada mais é do que um espaço de armazenamento de arquivos na internet, onde você pode criar uma pasta para salvar suas fotos, vídeos e documentos de forma online.

Ou seja, esses arquivos não ficam armazenados em um dispositivo fixo, permitindo que você os acesse quando e de onde quiser. Tudo que você guardar na nuvem poderá ser acessado pelo celular ou computador, desde que você esteja conectado à internet.

Segundo Frank Souza, especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital, disponibilidade e segurança são as maiores vantagens do serviço de armazenamento em nuvem.

“Diferente dos dispositivos físicos, que podem sofrer avarias ou até serem roubados, a nuvem garante maior proteção aos arquivos dos usuários, já que eles eles ficam armazenados em um espaço na própria internet”, explica Souza.

A disponibilidade torna-se outro ponto positivo, pois é bastante comum que as pessoas precisem acessar seus arquivos de outros dispositivos, como visualizar no computador aquelas fotos tiradas no celular.

E com o armazenamento na nuvem, isso é possível e bem simples. Além disso, ao salvar suas fotos, vídeos e documentos na nuvem, você evita ocupar espaço na memória do seu celular, deixando seu dispositivo mais leve.

Como funciona a nuvem no celular?

Existem diversas ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem. Conheça três delas:

Google Drive

Todos os usuários da conta Google tem direito a 15 GB de armazenamento online gratuito. Você pode salvar fotos, gravações, vídeos, documentos, entre outros tipos de arquivos.

Dropbox

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares. Com ele, você ganha 2 GB de espaço gratuito para salvar seus arquivos, sendo possível, ainda, sincronizar arquivos entre diferentes dispositivos.

OneDrive

Usuários com conta na Microsoft podem usufruir de 5 GB de espaço gratuito para armazenar seus arquivos na nuvem. Para isto, basta logar com seu e-mail do Outlook ou Hotmail.

Riscos do armazenamento em nuvem

De acordo com Souza, o serviço de armazenamento na nuvem é, geralmente, seguro. Contudo, existem algumas situações que podem colocar o usuário em risco. “O provedor de serviços de armazenamento na nuvem pode sofrer falhas de segurança e os hackers se aproveitam dessas brechas para conseguir o acesso às contas, hackeando as senhas das vítimas”, completa Souza.

As ferramentas comuns de armazenamento em nuvem também não oferecem criptografia aos seus dados.

Sendo assim, se uma pessoa mal-intencionada hackear ou descobrir a sua senha, ela poderá acessar seus arquivos sem grandes dificuldades, podendo, posteriormente, vazar os conteúdos na internet ou até usá-los para fazer chantagens e extorquir dinheiro. Por isso, Souza recomenda que os usuários ativem recursos extras de segurança.

Leia mais: Enviar fotos íntimas é crime?

Como guardar arquivos na nuvem de forma segura?

Os especialistas de segurança do dfndr lab dão quatro dicas para que você garanta maior proteção aos seus arquivos armazenados na nuvem:

  1. Escolha uma ferramenta confiável de serviço de armazenamento em nuvem. Como citamos anteriormente, o Google Drive, OneDrive e Dropbox são os mais conhecidos e usados pelos usuários.
  2. Ative os mecanismos de segurança do provedor de serviços. A autenticação em dois fatores é um ótimo recurso de proteção extra.
  3. Tome cuidado com as senhas que você utiliza nesses serviços. Você pode conferir algumas dicas de como criar senhas seguras clicando aqui.
  4. Existem alguns apps no mercado que oferecem recursos extras de proteção para serviço de armazenamento em nuvem. O dfndr vault – aplicativo para Android e iOS – por exemplo, tem a função de Pasta secreta na nuvem, na qual você pode salvar qualquer arquivo na nuvem com criptografia avançada. Isso significa que ninguém conseguirá visualizar o conteúdo dos seus arquivos criptografados, inclusive em caso de conta hackeada.

Além da Pasta secreta na nuvem, você ainda conta com outros recursos para proteger arquivos e dados pessoais no dfndr vault.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: