BLOG_PT_0906_O_que_é_e_quais_os_benefícios_da_computação_em_nuvem

O que é armazenamento em nuvem?

Saiba como funciona a tecnologia em nuvem e conheça seus benefícios

Você sabe o que é e como funciona a computação em nuvem? A expressão “nuvem” faz referência ao armazenamento de arquivos na internet, sem ocupar espaço na memória do computador. Funciona como um estoque de documentos dos usuários, deixando a memória do seu dispositivo mais leve para novos registros.

É preciso se conectar à internet para acessar os itens armazenados. Porém, a vantagem é que qualquer dado transferido do computador para uma plataforma em nuvem pode ser acessado remotamente.

Leia mais: 5 serviços grátis para armazenamento em nuvem

Existem diversos serviços de sincronização de arquivo em nuvem. O Dropbox é um grande exemplo. O site libera espaço para que o usuário faça upload de seus arquivos ou seja, envie do computador pessoal para outra plataforma, e armazene no site. O Google é um dos grandes adeptos ao sistema de armazenamento de arquivos em nuvens. Produtos como Google Drive que libera espaço gratuito para usuários guardarem fotos, vídeos e arquivos de texto são populares entre os internautas.

Como o conteúdo pessoal de cada usuário fica armazenado numa plataforma externa é importante que sua senha nesses sites de armazenamento seja segura. Afinal, se houver alguma falha na ferramenta você não terá seus dados visualizados por outra pessoa.