Para não ter vírus no PC e celular, evite se informar pelo Facebook

Veja como evitar que vírus e malwares tomem seus dispositivos ao utilizar o Facebook

Fora as tentativas de phishing e-mail, o Facebook é hoje a principal plataforma utilizada por hackers para espalhar vírus e roubar informações pessoais na internet. A rápida disseminação de links e informações, que poucos usuários têm costume de checar a procedência, tornam-se iscas para atrair cliques e, com isso, infectar computadores e smartphones.

O risco do viral

Mesmo que não seja novidade a necessidade de redobrar o cuidado ao se informar pela rede social, o Facebook responde hoje por uma elevada parcela de contaminações. Muitos amigos compartilham links sem ler, fazendo brotar na sua timeline mensagens apelativas, com promessas chamativas e gratuitas, que a maioria das vezes provém de fontes não confiáveis.

As iscas são as mais variadas. Vão desde promessas irreais de ganhos fictícios e acesso e permissão para utilização de serviços e promoções inexistentes até o aproveitamento de links maliciosos travestidos de notícias de última hora que estão bombando na internet e você ainda não viu.

O desejo de mostrar-se atualizado e ser o agente da informação entre os amigos encoraja o compartilhamento imediato, sem que o usuário tome os cuidados necessários para proteger suas informações online e a de seus amigos e terceiros. E, quanto mais gente cai no golpe, maiores as chances de o malware infectar dispositivos de pessoas do seu relacionamento.

Como detectar vírus no Facebook

Quando se deparar com alguma informação parecida com as listadas abaixo, pense melhor antes de clicar, curtir ou compartilhar.

– Veja quem visitou o seu perfil.

– Vale-presente e distribuição de brindes.

– Notícias de sensibilização: crianças carentes, animais mutilados.

– Notícias alarmistas: veja isso, muitos não viram o vídeo.

– Mensagens pornográficas.

– Notícias de sexo ou morte de celebridades.

– Atualização de softwares: Java, Flashplayer, navegadores.

– Mude a cor do Facebook

Mas atenção, existe extensão legítima para mudar a cor do Facebook.

Tags: