Pesquisa aponta que Android e IOS dominam 97% do mercado de smartphones

Grande variedade de celulares mantém a plataforma do Google como líder do mercado de smartphones no mundo, seguida pela Apple, Windows e Blackberry.

Um relatório divulgado na última quinta-feira (19/08) apontou que o mercado de smartphones é dominado por apenas duas plataformas: Android e IOS. Segundo a pesquisa da empresa de consultoria Gartner, 97% dos usuários de smartphones no mundo tem uma destas duas plataformas no seu celular.

Veja também: Android Marshmallow, novidades do OS 6.0 do Google

A consultoria analisou o número de dispositivos vendidos entre Abril e Junho de 2015. Dos 329 milhões de dispositivos móveis comercializados, 319 milhões pertenciam as plataformas Android e IOS. As plataformas Windows e Blackberry somam, juntas, 2,8% do mercado.

A pesquisa ainda apontou que dois mercados estão crescendo bastante: Índia e China. O relatório estima que a Índia deve ultrapassar a China em número de vendas de smartphones e que a plataforma IOS (Apple) deve crescer nesses dois mercados. Segunda a Gartner, porém, a Apple tem dificuldades de alcançar o primeiro lugar na venda de smartphones por não ter dispositivos de baixo e médio custo.

Tags: