Android Marshmallow, novidades do OS 6.0 do Google

Revelado o nome da versão M do sistema operacional do Google. O que tem de mais legal no novo Android Marshmallow.

O segredo está revelado, nem Milkshake, M&M, Mocha, Moon Pie ou Malt Ball, a nova versão Android é Marshmallow. Depois de uma série açucarada, a nova versão do sistema operacional do Google foi batizada Marshmallow e traz como principais novidades: maior poder de gestão sobre as permissões dos aplicativos, informativo de erros otimizado e melhora do sistema biométrico.

A terceira versão do Android M já foi liberada para desenvolvedores, e com ela o nome e número do próximo OS do Google: 6.0 ou Marshmallow. O novo Android já pode ser baixado nos modelos Nexus 5, 6, 9 e Player. E deve ser liberada para os usuários comuns até o fim deste ano.

Melhores novidades do Android 6

Cartão Micro-SD como memória interna

Se o seu smartphone tem cartão de memória expandida micro-SD, você pode comemorar. Caso seja compatível com seu aparelho, o novo Android 6.0, M, permitirá a você utilizar o cartão micro-SD como memória interna do telefone, que passará a comportar a instalação de qualquer aplicativo, normalmente.

Controle na mão do usuário

Pedido em coro por multidões, o Google permitirá ao usuário maior gestão sobre as permissões dos apps. Com o Android M, o usuário passa a poder aceitar ou negar permissões singulares dos aplicativos. É o fim do dilema: ou aceita tudo ou fica sem o app. A não ser que a permissão seja essencial para o funcionamento do aplicativo, você pode negá-la.

Chrome Custom Tab para apps

Abas do Chrome para aplicativos. Esta funcionalidade ainda precisa de mais exemplos para ficar clara, mas a ideia é permitir uma melhor experiência web mesmo em aplicativos. Um caminho para a união web/mobile.

Lista ABC para Google Now Launcher

Será mais fácil, com a lista ABC, procurar e encontrar aplicativos. Na barra superior, os quatro últimos apps utilizados. Depois, a lista ABC.

Melhoria do gerenciador de RAM

A partir do Android 4.0 já é possível verificar os aplicativos que utilizam muita memória RAM. O recurso foi melhorado e mostra agora o máximo e o mínimo de RAM necessário ao funcionamento do app.

Tem também: acesso direto da tela inicial ao Google Now, App links para acelerar o uso de diferentes aplicativos (um app que precisa de recurso de outro app poderá ter abertura automática, já que poderá estar classificado como confiável pelo sistema), melhor integração do Android Pay (emuladores de cartões, internet e conectividade NFC), leitor biométrico passa a ser uma função nativa, suporte para USB tipo C, gerenciamento inteligente de energia, menu dedicado à bateria, possibilidade de ignorar otimizações de apps, volta do atalho para modo silencioso, novo gerenciador de memória interna, possibilidade de escolher entre 2,4GHz e 5 GHz de frequência para compartilhamento do wi-fi do seu Android, mais personalização das Configurações rápidas.

Baixe a versão para desenvolvedores do novo Android 6.0.

Assista ao vídeo pegadinha do Google, quando ainda não havia liberado o nome do Android M:

Uma história açucarada!

Conheça os nomes das versões mais antigas do Android até a última, Android Marshmallow.

Tags: