Se você costuma acessar muito a Internet é normal que, ao final do dia, tenha gerado dezenas de pacotes de dados contendo fragmentos de informações sobre sua vida.
Esses pacotes de dados contêm os endereços e conteúdos de sites que você visita, informações pessoais, como nomes de usuários e senhas, e a sua localização, caso utilize programas como Foursquare, ou até mesmo o seu próprio smartphone tenha feito isso sem você perceber.
Muitos pacotes de dados que atravessam o mundo virtual em seu nome são protegidos com criptografia quando deixam o ambiente do seu dispositivo móvel. Em alguns casos, porém, esses dados são deixados sem criptografia e se tornam vulneráveis.
Separamos algumas dicas para que você apague seus dados na internet para não deixar rastros para nenhum cybercriminoso.
Saiba quais são os aplicativos que têm permissão para transmitir a sua localização e aprenda a desativá-los, se não houver necessidade.
Ao utilizar as redes públicas de wi-fi gratuito, esteja sempre consciente de que alguém pode estar tendo acesso a seus dados. Evite entrar no Internet Banking ou enviar todos os detalhes do cartão de crédito enquanto estiver conectado a elas. O mais indicado é acessar esses serviços usando conexão de dados 3G ou 4G.
Certifique-se de que sua rede doméstica wi-fi é protegida com uma senha forte e segura para evitar escutas e também para que vizinhos não utilizem sua internet de graça.
Mantenha todos os seus dispositivos e aplicativos instalados em dia com as versões mais atualizadas.
Faça uma pesquisa sobre os sites que visita regularmente. Alguns suportam uma versão HTTPS (com "S" no final, pois é a versão mais segura do HTTP). Procure acessá-los dessa forma e atualizar seus bookmarks com os links seguros.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…