Saiba como apagar definitivamente seus dados da internet

PSafe reuniu dicas preciosas para te ensinar como apagar definitivamente seus dados da internet, sem deixar rastros para que cibercriminosos os usem.

Se você costuma acessar muito a Internet é normal que, ao final do dia, tenha gerado dezenas de pacotes de dados contendo fragmentos de informações sobre sua vida. 

Esses pacotes de dados contêm os endereços e conteúdos de sites que você visita, informações pessoais, como nomes de usuários e senhas, e a sua localização, caso utilize programas como Foursquare, ou até mesmo o seu próprio smartphone tenha feito isso sem você perceber.

Muitos pacotes de dados que atravessam o mundo virtual em seu nome são protegidos com criptografia quando deixam o ambiente do seu dispositivo móvel. Em alguns casos, porém, esses dados são deixados sem criptografia e se tornam vulneráveis.

Veja como apagar seus dados da internet

Separamos algumas dicas para que você apague seus dados na internet para não deixar rastros para nenhum cybercriminoso.

Como apagar seus dados da internet

Saiba quais são os aplicativos que têm permissão para transmitir a sua localização e aprenda a desativá-los, se não houver necessidade.

Ao utilizar as redes públicas de wi-fi gratuito, esteja sempre consciente de que alguém pode estar tendo acesso a seus dados. Evite entrar no Internet Banking ou enviar todos os detalhes do cartão de crédito enquanto estiver conectado a elas. O mais indicado é acessar esses serviços usando conexão de dados 3G ou 4G.

Certifique-se de que sua rede doméstica wi-fi é protegida com uma senha forte e segura para evitar escutas e também para que vizinhos não utilizem sua internet de graça.

Mantenha todos os seus dispositivos e aplicativos instalados em dia com as versões mais atualizadas.

Faça uma pesquisa sobre os sites que visita regularmente. Alguns suportam uma versão HTTPS (com "S" no final, pois é a versão mais segura do HTTP). Procure acessá-los dessa forma e atualizar seus bookmarks com os links seguros.