Você alguma vez já publicou algo no Facebook e depois achou melhor que aquele conteúdo não estivesse tão exposto em seu perfil? Atualmente é possível excluir publicações já postadas ou restringir a privacidade de cada uma a um grupo pré-determinado.
Além disso, há uma opção não muito utilizada pelos usuários, que permite ocultar uma publicação da linha do tempo.
O especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, Frank Vieira, explica a diferença entre restringir e ocultar: “quando você oculta uma publicação da sua Linha do tempo, ninguém vai ver a publicação através do seu perfil, mas pessoas poderão chegar até ela pelo perfil de pessoas marcadas, pelo link da publicação ou mesmo como resultado de pesquisa. Já quando você restringe a privacidade a usuários específicos, somente aqueles que estiverem no grupo demarcado poderão acessar a publicação, tornando essa a escolha mais segura.”
Se você quer ocultar algo da sua linha do tempo, basta entrar no seu próprio perfil e buscar a publicação que deseja esconder. Depois, é só clicar no ícone dos três pontinhos e selecionar Ocultar na linha do tempo.
Leia mais: Como ver os comentários e curtidas dos amigos no Facebook
Se o seu objetivo é o processo contrário e você não possui o link da publicação, o primeiro passo é realizar uma busca. Caso não consiga encontrá-la, se o seu perfil tiver sido marcado, você pode seguir o passo-a-passo abaixo:
Pronto! Você verá uma lista de todas as publicações nas quais foi marcado, mesmo que tenham sido ocultadas anteriormente. Agora é só procurar especificamente pela que deseja.
Leia mais: Como ocultar contatos no Messenger
Como é possível perceber, mesmo ocultando uma publicação da linha do tempo, ainda há meios de visualizá-la. No entanto, independente do nível de privacidade escolhido para as publicações, a vulnerabilidade dos dados é a mesma em caso de perda, roubo ou acesso não autorizado ao seu celular.
Como o seu e-mail e senha ficam registrados automaticamente no aplicativo do Facebook, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu aparelho pode usar seu Facebook para se passar por você e enganar seus amigos.
Uma medida de segurança que você pode adotar, por exemplo, é instalar um aplicativo que disponha do recurso cofre, como o dfndr security, antivírus gratuito para Android. A função permite que você adicione uma senha de proteção aos seus aplicativos, impedindo acessos de pessoas não-autorizadas. Você pode baixar gratuitamente o dfndr security tocando aqui.
PUBLICIDADE
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…