Como ocultar contatos no Messenger

Você sabia que é possível parar de visualizar um determinado contato no bate-papo do Facebook sem bloqueá-lo? Confira agora como.

Inúmeros motivos levam alguém a preferir não ver ou falar com determinados usuários nas redes sociais. Como hoje as interações são mais virtuais que presenciais, esses próprios sites oferecem maneiras de reduzir o contato com pessoas indesejadas.

No caso do Messenger, ainda não foi lançada uma função que permita ocultar completamente algum contato no mensageiro. O usuário pode optar por retirar a evidência de alguém na sua lista de contatos, mas ele continuará podendo enviar e receber mensagens dessa pessoa.

Frank Vieira, especialista de privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, alerta sobre aplicativos que oferecem funções para ocultar contatos no Messenger, saber quem visitou seu perfil ou trocar a cor da interface da rede social. “É importante ficar atento a promessas de serviços que não são disponibilizados oficialmente pelo Facebook. Normalmente, essas soluções são maliciosas e solicitam permissões que usam a conta do usuário indevidamente e colocam a sua privacidade em risco”, explica Vieira.

Leia mais: Como saber se a pessoa leu a mensagem no Messenger

Como ocultar contatos no Messenger

O bloqueio é, ainda, a única forma de deixar de receber mensagens de um usuário nas redes sociais. Mas se sua intenção for apenas deixar de visualizar aquele contato inconveniente no topo do chat, basta você seguir o passo a passo abaixo.

Vale lembrar que os usuários ocultos não ficarão em evidência para você ao abrir o Messenger ou o Facebook, mas ainda é possível encontrar o contato e a comunicação entre vocês poderá ser estabelecida.

  1. Acesse o Facebook pelo computador, vá até o bate-papo, clique no ícone da engrenagem ao lado do campo onde você pesquisa os contatos e em Desativar status online;
  2. Na janela Status online, clique em Desativar status online somente para alguns contatos;
  3. Por fim, digite o nome do(s) contato(s) que não deseja mais ver no topo da sua lista. Tenha em mente que você também não ficará mais em evidência para quem decidir ocultar.

Leia mais: Como ocultar mensagens no Messenger

Recomendação do especialista

O especialista em privacidade recomenda também ao usuário buscar soluções que impeçam o acesso de pessoas não-autorizadas ao seu Facebook Messenger em caso de perda ou roubo do celular.

O dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, por exemplo, possui a função Cofre, que permite proteger com uma senha qualquer um de seus aplicativos, incluindo o próprio Messenger.

Ao ativar a proteção do Cofre, suas mensagens estarão mais seguras contra curiosos e pessoas mal-intencionadas. Você pode baixar grátis o dfndr security tocando aqui.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: