Categorias: Desempenho

Melhore seu PC deixando o navegador mais leve

Quanto mais você usa seu computador, mais ele acumula arquivos. Alguns são úteis, outros nem tanto. O problema é que essa quantidade de plugins, extensões, arquivos temporários, histórico e outros detalhes prejudicam o desempenho da máquina, causando lentidão e, às vezes, até o travamento total, sendo preciso reiniciar o sistema.

Melhor navegador de internet

Para que isso não aconteça, vamos lhe dar algumas dicas de como manter seu computador o mais leve possível, eliminando tudo o que for inútil.

A primeira regra básica é pegar leve com a quantidade de janelas e abas que ficam abertas durante a navegação. Evite abrir dezenas delas, pois sua memória RAM será prejudicada com tanta informação para processar. Se você gostou de uma página e quer usá-la em algum momento mais tarde, salve-a nos favoritos, feche-a e retorne a ela depois.

Para adicionar uma página aos favoritos, em qualquer navegador, basta usar o atalho ‘CTRL + D’. Outra opção, se você não quiser salvar a página entre as favoritas, é consultar o histórico e voltar no link desejado.

Desative as barras de ferramentas e extensões

As barras de ferramentas (toolbars) podem ser um pesadelo pra sua navegação. Muitas vezes instalamos algumas delas sem querer, ao baixar um programa na internet, que nos brinda com essa ‘surpresa’. Além de mudar o visual da página, ele ainda deixa a navegação mais lenta. As extensões também deixam seu computador mais lento.

Para acabar de vez com esse problema, desabilite extensões e barras de ferramentas que você não deseja. No Google Chrome, vá em ‘Ferramentas’ e ‘Extensões’. Lá você verá a lista do que está instalado. Basta desmarcar a opção ‘Ativada’ para acabar com suas funções. Se quiser apagá-la de vez, clique na imagem da lixeira logo ao lado do botão que desativa.

No Internet Explorer, as extensões são gerenciadas na janela de complementos, junto com os demais add-ons. Já no Mozilla Firefox, você deve acessar o menu, depois ‘Complementos’, e clicar no menu à direita, sobre a opção ‘Extensões’.

Gerencie seus plug-ins

Você também pode eliminar aqueles plug-ins que em nada auxiliam. Conforme o computador vai sendo usado, ele acumula vários utilitários adicionais pra executar e interpretar certos formatos de arquivos. Por isso, na hora de deletá-los, preste atenção para não excluir aqueles que realmente fazem a diferença para você.

Para verificar os plug-ins instalados no Google Chrome, digite ‘about:plugins’ na barra de endereços. Você irá para uma tela onde verá todos que estão sendo usados. Basta clicar no link ‘Desativar’ para interromper seu trabalho.

Para realizar o mesmo trabalho no Firefox, vá ao menu ‘Firefox – Complementos – Plug-ins’. Ele também lhe dará as opções de exclusão.

No Internet Explorer, use o atalho ‘Alt + X’ ou vá ao menu ‘Ferramentas – Gerenciar complementos’. Escolha os que quer desativar.

Limpe seus dados de navegação

Seu histórico também acumula muitas informações. Por isso, é preciso limpá-lo constantemente. Mas, fique tranquilo. Essa é uma das operações mais simples e que você vai adotar como prática.

Para limpar o histórico do Google Chrome, vá em ‘Ferramentas – Limpar Dados de navegação’. Em seguida, marque aqueles que você deseja apagar. O recomendado é excluir, especialmente, o histórico de navegação e download, os cookies, imagens e arquivos armazenados em cache. Depois de marcá-los, clique em ‘Limpar dados de navegação’.

O histórico no Internet Explorer, por sua vez, pode ser acessado pelo menu de ‘Ferramentas’ (ALT + X). Lá, clique em ‘Opções’ e, na aba ‘Geral’, depois em ‘Excluir’ da seção ‘Histórico de navegação’. Escolha o que deseja apagar e clique em ‘Excluir’ novamente.

No Firefox, clique no menu ‘Firefox – Histórico – Limpar dados pessoais’. Na caixa de diálogo que será aberta, clique em ‘Detalhes’, escolha os itens a apagar, o período de limite e, por último, clique em ‘Limpar Agora’.

Um navegador que você nunca viu igual

O navegador PSafe Internet garante à sua navegação o melhor desempenho. Ele é totalmente gratuito e seguro, bloqueia pop-ups, salta anúncios do Youtube, impede invasões de phishing e elimina anúncios invasivos. Baseado no Chrome, mas funcionando muito melhor. Você ainda conta com o recurso janela flutuante, que permite manter um vídeo aberto em primeiro plano enquanto você navega na internet.

Só o PSafe Internet permite a navegação até duas vezes mais rápida, justamente com estas muitas funções indisponíveis para quem ainda usa Chrome ou IE.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás