Fora as tentativas de phishing e-mail, o Facebook é hoje a principal plataforma utilizada por hackers para espalhar vírus e roubar informações pessoais na internet. A rápida disseminação de links e informações, que poucos usuários têm costume de checar a procedência, tornam-se iscas para atrair cliques e, com isso, infectar computadores e smartphones.
Mesmo que não seja novidade a necessidade de redobrar o cuidado ao se informar pela rede social, o Facebook responde hoje por uma elevada parcela de contaminações. Muitos amigos compartilham links sem ler, fazendo brotar na sua timeline mensagens apelativas, com promessas chamativas e gratuitas, que a maioria das vezes provém de fontes não confiáveis.
As iscas são as mais variadas. Vão desde promessas irreais de ganhos fictícios e acesso e permissão para utilização de serviços e promoções inexistentes até o aproveitamento de links maliciosos travestidos de notícias de última hora que estão bombando na internet e você ainda não viu.
O desejo de mostrar-se atualizado e ser o agente da informação entre os amigos encoraja o compartilhamento imediato, sem que o usuário tome os cuidados necessários para proteger suas informações online e a de seus amigos e terceiros. E, quanto mais gente cai no golpe, maiores as chances de o malware infectar dispositivos de pessoas do seu relacionamento.
Quando se deparar com alguma informação parecida com as listadas abaixo, pense melhor antes de clicar, curtir ou compartilhar.
Mas atenção, existe extensão legítima para mudar a cor do Facebook.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…