Categorias: Cibersegurança

Vírus invadem Facebook e acesso por múltiplos dispositivos pode ser problema

Que as redes sociais são muito utilizadas para a disseminação de vírus, você já leu por aqui.

Normalmente hospedadas em endereços maliciosos, as notícias falsas, alarmistas e sobre celebridades têm sido postadas para a propagação de malwares no Facebook, atraindo a atenção e cliques de diversas pessoas que se veem marcadas em publicações um tanto quanto estranhas.

O problema normalmente é decorrente de acesso à rede social por meio de um computador ou dispositivo móvel infectado, contaminando a conta do usuário e fazendo uso do seu perfil para espalhar vírus entre seus amigos.

Além de marcar amigos em postagens com códigos maliciosos, os usuários passam a enviar SPAM. Isso acontece porque o malware rouba a senha e login e, com isso, também passa a controlar a conta. Mais que ter cuidado sobre o que clica, o usuário de redes sociais precisa ter atenção ao acessar seu perfil a partir de diferentes plataformas, o que faz com que as pragas virtuais ganhem sobrevida, mesmo após a desinfecção de um dos aparelhos de acesso.

Para cessar o inconveniente, o primeiro passo é trocar a senha e fazer uma varredura de vírus nos equipamentos que utiliza para acessar a rede social. Em todos eles. Um problema é tentar sanar o transtorno acreditando ser o computador o único vilão da história, mas se for outro canal utilizado para acesso que estiver infectado, o malware poderá tomar novamente o controle da sua rede social.

Sempre que se deparar no seu muro com mensagens spam, denuncie. Assim, o Facebook pode agir contra o malware que estiver circulando dentro da rede social.

Você também pode endurecer a barreira a desconhecidos, com a criação de uma etapa intermediária para acesso da conta, indicando a necessidade de informar um código junto à senha; criar uma lista confiável de amigos para resgate de acesso em caso de roubo de informação, funcionando como uma rede de chaves; e ser avisado caso sua conta tenha sido acessada de dispositivos desconhecidos, aumento a vigilância sobre seu perfil.

Veja mais opções no facebook.com/help e mantenha computadores e smartphones protegidos com PSafe Suite e PSafe Total, respectivamente.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás