Vírus invadem Facebook e acesso por múltiplos dispositivos pode ser problema

Que as redes sociais são muito utilizadas para a disseminação de vírus, você já leu por aqui. Normalmente hospedadas em endereços maliciosos, as notícias falsas, alarmistas e sobre […]

Que as redes sociais são muito utilizadas para a disseminação de vírus, você já leu por aqui.

Normalmente hospedadas em endereços maliciosos, as notícias falsas, alarmistas e sobre celebridades têm sido postadas para a propagação de malwares no Facebook, atraindo a atenção e cliques de diversas pessoas que se veem marcadas em publicações um tanto quanto estranhas.

O problema normalmente é decorrente de acesso à rede social por meio de um computador ou dispositivo móvel infectado, contaminando a conta do usuário e fazendo uso do seu perfil para espalhar vírus entre seus amigos.

Além de marcar amigos em postagens com códigos maliciosos, os usuários passam a enviar SPAM. Isso acontece porque o malware rouba a senha e login e, com isso, também passa a controlar a conta. Mais que ter cuidado sobre o que clica, o usuário de redes sociais precisa ter atenção ao acessar seu perfil a partir de diferentes plataformas, o que faz com que as pragas virtuais ganhem sobrevida, mesmo após a desinfecção de um dos aparelhos de acesso.

Para cessar o inconveniente, o primeiro passo é trocar a senha e fazer uma varredura de vírus nos equipamentos que utiliza para acessar a rede social. Em todos eles. Um problema é tentar sanar o transtorno acreditando ser o computador o único vilão da história, mas se for outro canal utilizado para acesso que estiver infectado, o malware poderá tomar novamente o controle da sua rede social.

Sempre que se deparar no seu muro com mensagens spam, denuncie. Assim, o Facebook pode agir contra o malware que estiver circulando dentro da rede social.

Você também pode endurecer a barreira a desconhecidos, com a criação de uma etapa intermediária para acesso da conta, indicando a necessidade de informar um código junto à senha; criar uma lista confiável de amigos para resgate de acesso em caso de roubo de informação, funcionando como uma rede de chaves; e ser avisado caso sua conta tenha sido acessada de dispositivos desconhecidos, aumento a vigilância sobre seu perfil.

Veja mais opções no facebook.com/help e mantenha computadores e smartphones protegidos com PSafe Suite e PSafe Total, respectivamente.

Tags: