desempenho do seu celular com Android

5 coisas que atrapalham o desempenho do seu celular com Android

Listamos aqui cinco funcionalidades comuns do celular que mais consomem bateria e espaço.

Depois de um tempo utilizando um dispositivo com Android, o aparelho começa a ficar mais lento. Os aplicativos, fotos e vídeos podem demorar mais para carregar e e o celular passa gastar mais tempo em operações simples como a de iniciar uma chamada ou abrir o aplicativo de SMS.

Quando o smartphone é novo, ele está limpo, sem dados e aplicações que acumulam ao longo do seu uso. Esse acúmulo de dados pode começar a pesar no sistema. Sem contar que alguns aplicativos, como papéis de parede animados ou widgets utilizam muita energia sem acrescentar valor funcional ao seu telefone. Desabilitar este tipo de aplicativos de estilo pode liberar espaço sem interromper o seu uso regular.

O que mais consome energia em um dispositivo móvel:

1) Vídeos

Aplicativos de streaming de filmes como o YouTube absorvem enormes quantidades de dados e aceleram o consumo da bateria. Até 10-15 minutos de filme por dia pode gastar rapidamente um plano de dados mensal de 1GB. Os vídeos de alta definição são ainda piores, eles exigem o dobro dos dados.

2) Música

Serviços de música como o Rdio e Spotify também consomem bateria e as músicas sincronizadas podem ocupar espaço na memória do celular. Sem contar que usar um serviço de streaming uma hora por dia, consome em média 2GB de dados por mês.

3) Redes Sociais

Preste atenção se o uso de aplicativos de redes sociais, como Facebook, Twitter e Vine e o upload e visualização de fotos e vídeos. Cada upload requer vários MBs de dados. Com o tempo, estes MBs somam e diminuem a velocidade do seu telefone.

4) Jogos

Limitando o número de aplicativos de jogos em seu telefone, você irá economizar espaço, bateria e dados. Tome cuidado com jogos com gráficos 3D, ou aqueles que transmitem através da Internet; Estes usam mais dados e irão esgotar a bateria do seu telefone em pouco tempo.

5) Chat com vídeo

Usando a opção de vídeo para conversar no Skype ou Google + Hangouts, o desempenho do seu telefone irá cair. Limite a quantidade de tempo que você gasta conversando com vídeo e dê preferência a conversas com voz ou texto.

Como posso controlar o espaço e o pacote de dados do Android?

Para controlar o espaço no Android, você pode utilizar um aplicativo e gerenciador de bateria como o PSafe Total Android. Com ele, você pode mover aplicativos para um cartão de memória externo, ajudando a liberar espaço e tirando o máximo de proveito do seu telefone celular.

Outra opção do Psafe Total Android é o monitoramento do consumo de dados, que ajuda a evitar gastos excedentes ou redução de velocidade de seu pacote 3G/4G. Você verá que, com apenas alguns ajustes, o telefone ficará mais rápido em pouco tempo e você vai aproveitar muito mais sua internet. Faça o teste!