Como acelerar o Windows – independentemente da versão

Muitas vezes, tudo o que queremos é deixar o computador um pouco mais rápido para as tarefas do dia-a-dia. E talvez você não saiba, mas existem várias alternativas […]

Muitas vezes, tudo o que queremos é deixar o computador um pouco mais rápido para as tarefas do dia-a-dia. E talvez você não saiba, mas existem várias alternativas que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do PC.

Uma delas é otimizando o Windows, que acaba acumulando muitos recursos desnecessários que deixam o computador mais lento.

O que fazer

Há vários detalhes do Windows que podem ser modificados para melhorar o funcionamento do PC. Confira algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a ter um computador mais rápido.

Programas que iniciam com o Windows – existem vários programas que já vêm com configuração definida para iniciarem junto com o sistema operacional. O problema é que, na grande maioria das vezes, estes programas são desnecessários e deixam o PC lento.

Para melhorar, desative a função diretamente no programa. Se você tiver o Windows Vista ou 7, clique no botão Iniciar e digite configuração do sistema. Já no Windows 8, você deve utilizar o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc) e escolher Inicialização de Programas. Desative tudo o que for desnecessário. O indicado é deixar somente o antivírus rodando na inicialização do PC.

Drivers não utilizados – é normal que o computador acabe acumulando muitos drivers que não são mais utilizados. O problema é que eles deixam o seu PC lento. Portanto, você pode desativar alguns deles para otimizar o PC. Porém atenção! É preciso ter certeza do que se está fazendo, porque a desativação de algum driver essencial pode prejudicar muito o funcionamento do computador.

Então, se você entende um pouco, entre no Gerenciador de Dispositivos (clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone de Computador e escolhendo Propriedades). Se você tiver o Windows 8, encontre a barra Charm, opte por Configurações e digite Gerenciador de Dispositivos. Verifique os itens que aparecerão na lista e clique com o botão direito do mouse em cima daqueles que quiser Desabilitar.

Remoção de fontes – remover fontes desnecessárias é uma forma de fazer o Windows iniciar mais rápido. Para eliminar as que não são mais utilizadas, basta clicar no botão Iniciar e selecionar Painel de Controle. Se você tiver o Windows 8, clique no botão Windows e escolha Painel de Controle. Então, selecione Aparência e Personalização. No caso do Windows Vista, este item está chamado de Instalar ou Remover uma Fonte. Já nos Windows 7 e 8, você deverá buscar por Fontes. Assim, todas as fontes aparecerão listadas. Se quiser remover alguma, simplesmente apague-a.

Opção de temas – os temas são inseridos no Windows como uma estilização, mas não são realmente necessários. Escolher um tema simples pode deixar o PC mais rápido e funcional. Então, clique com o botão direito no desktop e selecione Personalização/Personalizar e opte por um tema bem simples.

Limpar desktop – a área de trabalho cheia também traz problemas ao computador. É normal que os arquivos sejam salvos neste local, mas a inicialização do computador fica mais lenta. Então, se você se encaixar neste caso, tire um tempo para arrumar a sua área de trabalho e tente deixá-la mais vazia. Isso vai trazer algum fôlego ao PC.

Tags: