rp_Whats-app-bloqueado_2015-02-25-11-52-59.jpg

Como proteger seus dados no Whats App

Aprenda diversas formas de manter suas conversas seguras e veja a melhor para a você.

Na era do “menos telefonema e mais Whatsapp” é normal que as pessoas queiram proteger suas conversas e dados trocados pelo aplicativo. Além disso, hoje, basta que alguém consiga o número do seu telefone para ter acesso a você, sua foto do perfil, última vez online e status. Sem contar a preocupação com quem lê suas conversas.

Para manter sua privacidade os desenvolvedores melhoraram pontos de problema com a criptografia, liberaram opções de auxílio a privacidade e a PSafe criou o Cofre.

Criptografia

Em novembro de 2014 o aplicativo passou a adotar o protocolo de textos seguros (TextSecure) que evita que as mensagens sejam espionadas. O projeto é da empresa Open Whisper Systems e teve apoio de Edward Snowden (refugiado na Rússia após vazar informações sobre a vigilância em nível mundial por parte da NSA).

Essa melhoria evita que suas conversas sejam acessadas por programas mal intencionados. A atualização foi necessária depois que foi revelado em um fórum de hackers na Holanda que um App espião estava tendo acesso a todas as conversas devido a uma falha de segurança.

Privacidade

Nem tudo no seu perfil precisa ficar acessível a todos. Para definir o que fica a mostra e para quem vá em “Configurações” -> “Informações da conta” -> “Privacidade”. Nessa aba você pode definir quem tem acesso a: Visto por último, Fotos do perfil e Status. É só clicar no que você deseja mudar que aparecerá uma tela pop up com as opções.

Você também pode gerenciar os Contatos bloqueados e desativar a Confirmação de leitura, que são as tags em azul quando a pessoa lê. Vale lembrar que se você desabilitar, você também não saberá se a pessoa leu a sua mensagem.

Download automático

Se não deseja abrir o Whatsapp e dar de cara com aquela foto enviada no grupo porque tem gente do seu lado, saiba que você pode desabilitar o download automático. Ainda em “Configurações” escolha “Opções de conversa”. Em “Download automático de mídia” clique no tipo de rede (Dados, Wifi e Roaming) e marque a caixa ao lado do que você deseja que seja carregado automaticamente.

Notificação na tela bloqueada

Sabe aquela notificação que aparece na tela bloqueada e que tanto te traz problemas? Você também pode desabilitá-la. Alguns aparelhos já não mostram mais o texto da conversa na barra de notificação, mas mostram na tela de bloqueio. Ainda em “Configurações”, vá em “Notificações” e clique em “Notificação Pop-up”. Vai aparecer uma aba para você escolher quando deseja receber a notificação pop-up. Marque “Sem popup”. Lembre-se de marcar essa opção tanto em “Notificações de mensagem” quanto em “Notificações de grupo”.

Esconder conversa

Sabia que você pode esconder as conversas sem apaga-las? Se você tem uma conversa, mas não quer que a vejam no topo da lista nem quer apaga-la, você pode arquiva-la. Na lista de conversas, pressione a conversa por um tempo para que apareça o pop up de opções. Escolha “Arquivar conversa”. Para acessá-la de novo é só descer toda a lista de conversas e clicar em “Conversas Arquivadas”. Para desarquivar é só pressioná-la de novo e aparecerá a opção de “Desarquivar conversa”.

Cofre

O recurso Cofre do PSafe Total funciona como uma segunda autenticação, protegendo suas informações de serem vistas por quem não deve. Ao ativá-lo você tem a opção de escolher quais aplicativos receberão essa segurança extra. Assim, quando você ou outra pessoa tentar abrir seu Whats App será necessária uma senha, além da que foi utilizada para desbloquear o aparelho.

Com o Cofre você protege fotos, vídeos, SMS e aplicativos em geral. Ao instalar o PSafe Total clique na aba “Proteção” e “Cofre”. Com os dedos desenhe uma senha e repita para confirmar. Em seguida vai aparecer uma tela pedindo para você configurar uma pergunta secreta. Ao definir isso é só escolher o que será protegido pelo Cofre e ficar tranquilo.

Agora é só você decidir qual é a melhor solução para você.