Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp

Truque permite reaver mensagem deletada; saiba como

Apagou uma mensagem do WhatsApp sem querer (ou não) e agora quer/precisa recuperá-la? Calma! Há solução! Uma mensagem apagada pelo app não significa que ela deixou de existir.

Os arquivos do WhatsApp não ficam armazenados no aplicativo e sim no sistema do celular. Mas se a mensagem que você quer recuperar foi enviada ou recebida nas últimas 24 horas, basta desinstalar o WhatsApp do aparelho e instalá-lo em seguida. Ao reiniciar, o app vai pedir sua permissão para restaurar as conversas mais recentes.

Se for uma mensagem de até sete dias atrás (mais que isso não tem jeito), é preciso lançar mão de um truque. O primeiro passo é instalar um gerenciador de arquivos para Android – caso o celular não tenha um nativamente -, como o Web PC Suite, ES File Explorer ou o Astro File Manager.

Leia mais: Para onde vão seus áudios do WhatsApp

Para encontrar o backup, abra o gerenciador de arquivos no celular ou no PC (usando um cabo USB). Escolha, então, a pasta correspondente à memória interna ou externa do seu celular – aquele em que o WhatsApp estiver instalado.

Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp

Procure pela pasta com o nome do aplicativo e, em seguida, abra a subpasta “Databases”.

Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp

Lá, cada arquivo vai ter um nome de identificação (“msgstore”) e sua data (ano-mês-dia). O único arquivo sem data é aquele correspondente ao backup automático das mensagens das últimas 24 horas. Com isso em mente, selecione o arquivo correspondente ao dia da conversa que você quer recuperar e abra a opção de renomeá-lo.

Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp
Agora vem o truque: apague do nome do arquivo a data em que aquela conversa foi feita, para que o WhatsApp pense que aquele histórico é o das últimas 24 horas. Mude também o nome do backup original, aquele que você encontrou primeiro sem data ao abrir a pasta, para não confundir o sistema.

Após fazer as alterações, feche o aplicativo de gerenciamento de arquivos ou remova o celular do PC. Agora, é só desinstalar o WhatsApp e instalá-lo novamente em seguida. Ao reinstalá-lo, o arquivo que você modificou vai ser reconhecido como o histórico do último dia e pode ser recuperado.