1 a cada 2 brasileiros afirma já ter compartilhado Fake News sem saber

Levantamento mostra que 55% dos respondentes já compartilharam Fake News, sem saber se tratar de uma notícia falsa.

Uma pesquisa realizada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, analisou o comportamento dos brasileiros com relação às fake news. O estudo revela que 75% dos entrevistados já foram impactados por notícias falsas, e 55% dos respondentes repassaram fake news sem saber. O número indica que um a cada dois brasileiros já teria sido um potencial disseminador de notícias falsas, ainda que de forma não-intencional.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa entrevistou 70.333 brasileiros, usuários do aplicativo dfndr security, em 2020, e as projeções utilizam como base o número de brasileiros usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas.

Veja a pesquisa completa clicando aqui.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, os resultados da pesquisa destacam os meios onde essas fake news mais são disseminadas: “atualmente, os aplicativos de troca de mensagem e as redes sociais são a principal forma de difusão das notícias falsas. A confirmação disso aparece em nossa pesquisa de forma bastante evidente, quando quase 80% dos respondentes afirmam que receberam notícias falsas através do WhatsApp e Facebook”, aponta.

Outro dado que salta aos olhos dos especialistas são a forte disseminação de notícias falsas sobre política: “um a cada três respondentes afirma já ter sido impactado por fake news sobre política e, com a proximidade das eleições no Brasil, é possível que haja um salto neste número nos próximos dias. A recomendação é sempre de que as pessoas verifiquem as fontes e não acreditem ou repassem notícias sem antes checar a veracidade”, reforça o diretor.

Fake news e os riscos durante a pandemia

Segundo os participantes da pesquisa sobre fake news, o tema “saúde” tem sido o grande alvo dos criadores de notícias falsas atualmente: “o tema “saúde” afetou mais de 45% dos respondentes, um reflexo claro do momento vivido por todo o mundo com a pandemia do novo coronavírus. Na ânsia de ter uma solução rápida para o problema tão falado e tão sério, as pessoas acabam acreditando cegamente nas notícias que recebem. Os riscos para esses que seguem as fake news sobre saúde são muito mais graves, do que para aqueles que acreditam em outros temas, podendo até mesmo significar perigo para a vida”, pontua Simoni.

Proteja-se contra as fake news:

Os especialistas em cibersegurança do dfndr lab listam os principais cuidados para identificar notícias falsas.

1) Instale uma solução de segurança capaz de identificar links de notícias falsas e ameaças de golpes. O dfndr security, por exemplo, alerta sobre links maliciosos e de fake news, em tempo real, no WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e navegador.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
 

2. Sempre verifique a fonte das notícias para confirmar que uma informação é verdadeira, e nunca compartilhe links sem checar a veracidade;

3. Cheque também a data de veiculação das notícias. É possível que a notícia seja, sim, verdadeira, mas esteja fora do contexto da época, causando uma confusão de entendimento no leitor;

4. Na dúvida sobre se uma notícia é falsa, visite o site do dfndr lab, e envie seu link para análise.

Tags: