10 dicas para economizar a bateria do seu Android

Se você não larga o seu smartphone nem por um segundo, confira algumas dicas importantes para manter a sua bateria pelo máximo de tempo possível!

Quem compra um smartphone, provavelmente já está ciente que o carregador passará a ser o seu melhor amigo. Os celulares com baterias que duravam semanas ficaram para trás e os dispositivos Android chegam a durar até menos de 12 horas de uso. Mas, se você é um usuário assíduo e não larga o seu smartphone nem por um segundo, pegue o lápis e o papel para anotar algumas dicas importantes para sua bateria durar o máximo possível!

  1. Fique de olho nas aplicações em segundo plano
    Sabe aquele app que você abre por um segundo, mas para de usar? Muitas vezes, ele continua aberto em segundo plano e consome parte da bateria. A dica é estar sempre atento sobre o que está sendo utilizado e fechar o que já não precisa mais. Para isso, é só acionar o botão principal do Android, o “home”, por alguns segundos e deslizar para a esquerda os apps a serem fechados. Também pode acionar a mesma função em Configurações > Gerenciador de Aplicações > Executando.
  2. Diminua o brilho da tela
    Com toda a certeza, algo que realmente consome bateria do celular é a luminosidade da tela. No entanto, o próprio Android já oferece meios de fazer um controle automático do consumo de luz de acordo com o uso. Além de eficiente, esse procedimento é muito simples, pois é só acioná-lo na barra de notificações.
  3. Controle as suas conexões
    Não está usando a internet no momento? Então desative o uso para não comprometer a bateria. As conexões móveis consomem mais carga do que o Wi-Fi, mas lembre-se que deixá-lo ligado procurando por redes o tempo inteiro também retira muita energia da bateria. Por isso, ligue o Wi-Fi apenas quando tiver uma rede em mente para se conectar. O mesmo é válido para o GPS e o Bluetooth.
  4. Se não tem sinal, ligue o modo avião
    Você está no meio da estrada ou em algum lugar que o sinal da operadora está comprometido? Ligue o modo avião para o smartphone não gastar energia desnecessariamente procurando por redes.
  5. Baixe um app com funções de economia de bateria
    Existem várias opções de apps com diversos recursos automáticos para economizar bateria. Um deles é o PSafe Total Android e a sua função “Bateria”, onde é possível conferir o consumo e acionar modos de economia específicos para cada situação.
  6. Não encerre processos de uma vez
    Você já tentou ir ao Gerenciador de Aplicações Ativas e acionar o comando “encerrar todos os processos”? Não? Ufa! Apesar de muitos blogs falarem sobre a utilidade desse procedimento para economizar bateria, ele pode trazer grandes problemas, pois o sistema operacional tende a reiniciar a maioria deles de uma única vez, o que consome ainda mais bateria.
  7. Carregue o seu smartphone adequadamente
    Essa dica é mais do que de praxe! Nada de deixar o seu celular carregando por apenas 10 minutos e tirar da tomada o tempo inteiro. Deixe-o carregando pelo tempo preciso e evite utilizar o cabo USB para essa função, pois isso poderá reduzir o tempo de vida da sua bateria. Além disso, caso você esteja pretendendo ficar sem usar o celular por algum tempo, o ideal é que guarde-o carregado entre 40 e 60% para melhor conservá-lo.
  8. Evite a sincronização de apps em segundo plano
    Sabe aquele símbolo de rotação que fica na barra de notificações do Android? Ele faz com que todos os seus aplicativos sejam atualizados periodicamente, chegando novos e-mails, atualizações nas redes sociais e muito mais. Como isso consome bastante bateria, é sempre importante ficar de olho para desativar a sincronização dos apps não tão utilizados. É só ir em Configurações > Minhas contas, clicar sobre o aplicativo e desativar o comando.
  9. Modo de economia de bateria do Android Lollipop
    Se você já tem o Android Lollipop 5.0, o sistema operacional já conta com um sistema de economia nativo com diversas funcionalidades exclusivas à bateria. Para ativá-lo, basta acessar o menu de bateria na barra de notificações e acionar o comando de economia de energia.
  10. A melhor forma de economizar
    Por fim, o jeito mais eficaz de salvar bateria é realmente colocando o seu smartphone por alguns segundos no bolso. Evite usar demais o seu smartphone e procure buscar diversão no que está acontecendo a sua volta.

 

Alguém aí tem mais alguma dica para economizar bateria no Android?

Tags: