123456 é senha mais usada e insegura do mundo

Veja como criar uma senha segura e não ser vítima de fraudes.

Nada de data de aniversário, telefone de alguém ou mesmo sequências numéricas. Esse tipo de código é fácil de ser descoberto. Mesmo assim, 17% das contas em 2016 utilizou o código 123456 para proteger seus dados. Das senhas mais utilizadas no mundo esta ocupa o primeiro lugar.

Recentemente, o Portal Brasil, canal de notícias do governo federal, divulgou  um link com todas as senhas das redes sociais do governo. Claro que por acidente e o arquivo foi apagado logo em seguida, mas uma das senhas eram “planaltodotemer2016”, código de fácil acesso.

Com certeza as senhas já foram trocadas, porém é fácil perceber que ninguém está livre de ter suas redes sociais ou conta bancária invadidas se não tiver uma senha segura. De acordo com a equipe de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, para criar uma senha segura é importante utilizar caracteres maiúsculos e minúsculos, além de números.

Outro ponto importante é ter um código diferente para cada uma de suas contas. Evite usar informações pessoais ou palavras comuns que são fáceis de acertar.

Nunca deixe seus arquivos anotados em um computador ou papel. Se tiver dificuldade para lembrar use um aplicativo gerenciador de senhas confiável. Leia as opiniões antes de baixar.

Tags: