48% dos apps para Android contem ao menos uma falha de alto risco

O número é assustador. Apesar de toda a discussão sobre segurança digital, ainda existem empresas que falham nesse quesito.

Com frequência são realizadas pesquisas sobre a segurança e a privacidade tanto do Android quanto dos apps que rodam nele. Um estudo realizado pela equipe do CERT divulgou recentemente que 22 mil aplicativos são “inseguros”. O motivo é a falta de validação SSL. Ao mesmo tempo, outro relatório, pela NowSecure, mostrou que 48% dos apps têm, pelo menos, uma falha crítica de segurança ou de privacidade.

Veja também: Conheça os ataques que mais cresceram em 2014

O que é SSL

O Secure Socket Layer (SSL) é um certificado que mostra que a comunicação entre o aparelho do usuário e o servidor do app é segura, além de confirmar que os dados trocados são criptografados. Ao realizar a conexão o servidor vai verificar se o certificado enviado é confiável, se é válido e se está relacionado com o app que o enviou. Só então irá liberar a troca de dados.

A falta desse protocolo cria uma brecha por onde criminosos podem entrar para roubar dados dos usuários. Uma vez com os dados em mãos é possível realizar compras sem o consentimento do usuário. Os apps que realizam microtransações são os mais vulneráveis, pois contam com dados do cartão de crédito.

Acesse a lista da pesquisa do CERT e veja todos os apps. Vale ressaltar que o Snapchat e o Kasperky Internet Security, que contam na lista, já resolveram o problema.

Tags: