5 aplicativos para trocar e compartilhar serviços sem gastar

Descubra como a economia colaborativa pode ajudar você a poupar

Hoje, mais que nunca, dinheiro não é tudo. Com tantos sites e aplicativos estimulando a economia colaborativa, já é possível compartilhar ou aprender algo novo, pegar um utensílio emprestado ou trocar serviços profissionais sem botar a mão no bolso, como nos casos do Bliive e do Tem Açúcar.

Leia mais: O que vale mais a pena: carro, táxi, Uber ou compartilhamento?

Claro, geralmente essas iniciativas demandam uma troca, mas não é uma boa imaginar que a gente já pode, pelo menos em algumas ocasiões, deixar o dinheiro de lado e optar por uma alternativa muito mais sustentável e interessante? Confira a lista que preparamos com apps e sites que ajudam você nessa missão:

Tem Açúcar?

A ideia deste site é estimular a troca entre vizinhos. Por que comprar uma furadeira nova se alguém do bairro tem uma parada em casa? Você se cadastra, define a sua localização e, a partir daí, está liberado para pedir coisas emprestadas — e para emprestar, também. Depois, as partes trocam avaliações e constroem sua fama na rede. Cuide do que pegou e devolva no prazo e você não terá problemas. 😉

Bliive

Esta é uma rede de compartilhamento de tempo onde você troca conhecimento com outras pessoas. Vamos supor que você dê aulas de inglês. Que tal oferecer isso por lá e, em troca, pegar umas aulinhas de stand up paddle? É preciso oferecer alguma coisa (não necessariamente para a mesma pessoa com quem trocou algo antes) para ganhar mais horas e continuar participando.

Mais tipos de troca ou cobrança reduzida

Não é só na hora de disponibilizar itens de casa ou habilidades que a economia compartilhada faz sucesso. Quem quer viajar de carro sem gastar muito pode recorrer ao Bla Bla Car. No site (e também no aplicativo para Android e iOS), é possível oferecer vagas em viagens de carro ou, se você for passageiro, encontrar motoristas que estejam cumprindo uma rota específica. É preciso pagar pela viagem, claro, mas na maioria das vezes o preço compensa.

Agora, se a sua pegada é se hospedar sem gastar, experimente o Couchsurfing. Também com versões web, Android e iOS, este é o lugar para quem quer encontrar um cantinho solidário na próxima viagem. Cadastre-se, crie o seu perfil e busque um anfitrião que tope receber você por alguns dias no sofá da sala — ou não, porque às vezes pode haver até mesmo uma caminha esperando por você.

O TimeRepublik não é brasileiro, mas também tem feito sucesso por aqui. Ele funciona no mesmo esquema do Bliive e serve para quem quer trocar experiências, mas com uma pegada mais restrita a habilidades profissionais. Já quem pensa em criar eventos e reunir grupos de pessoas para ensinar (ou aprender) alguma habilidade, de graça ou cobrando, pode recorrer ao Cinese.

E aí, você já usou algum desses sites? O que achou da experiência? Se ainda não usou, aproveite e conte pra gente: você tem vontade de experimentar algo assim?