5 dicas para explorar melhor a câmera do telefone

Como treinar o olhar e fazer fotos melhores sem qualquer aplicativo

Dizem os grandes fotógrafos que a melhor câmera que se pode ter é aquela que está disponível no momento da fotografia. Que, mais que o equipamento, o que conta de verdade é o olhar, a sensibilidade de fazer o clique certo na hora certa, independentemente do que se tem nas mãos — como diria Cartier-Bresson, a busca pelo “instante decisivo”, qualquer que seja a situação.

Leia mais: Quatro apps incríveis para fotografar melhor com o celular

E, pensando bem, você pode até ter razão quando diz que os celulares têm lá as suas limitações, mas já parou para pensar que eles têm um papel importante numa proposta diferente? Justamente por não serem complexos como uma câmera profissional, o papel deles é, também, o de ajudar você a treinar o olhar e explorar novas ideias em vez de se preocupar com a técnica. Duvida? Então tente seguir estas dicas:

Observe mais

Busque referências e procure entender o que existe de especial nas fotos de quem você admira. Não há nada de errado em tentar imitar uma ideia, contanto, claro, que você se proponha a desenvolver a sua própria identidade a partir desse exercício.

A conta da @minimalzine no Instagram, por exemplo, reúne imagens minimalistas feitas por pessoas do mundo todo. Por mais simples que pareçam, fotos assim são difíceis de fazer porque envolvem um olhar mais cuidadoso. Explorar essa simplicidade é um exercício que treina o olhar e ajuda a produzir fotos cada vez melhores. 😉

Siga as regras e depois quebre-as

Tire as coisas do centro, que é uma composição manjada, e cuide da linha do horizonte, deixando sua foto alinhada. Pesquise e leia rapidamente sobre a regra dos terços e descubra que uma foto com bom enquadramento atrai mais a atenção das pessoas. Depois, permita-se arriscar quebrar essas regras em nome de um momento decisivo.

Uma foto publicada por Rod Sánchez (@rsanc) em

Explore a luz e a sombra

Não tenha medo de colocar a mão na massa, testando todas as possibilidades que o ambiente pode oferecer. E lembre-se: nem sempre a luz dura, do sol do meio-dia, é tão boa quanto parece para a fotografia.

Uma foto publicada por iGNANT (@ignant) em

Crie cenas mais impactantes fugindo do comum, como na foto acima, em que o fotógrafo se aproveitou de um foco pequeno de luz para dar um ar enigmático à imagem.

Descubra o que a sua câmera pode fazer

Domine os comandos básicos da câmera do seu celular. Geralmente, elas permitem controlar a exposição e o foco (através do toque) de uma maneira simples, que já permite fazer imagens mais divertidas e criativas.

Uma foto publicada por Rod Sánchez (@rsanc) em

Por que não retratar uma paisagem de maneira diferente? Na foto acima, usei o foco seletivo da câmera do telefone para praticamente eliminar a profundidade de campo e borrar toda a cena, criando os “bokehs”, que são esses pontinhos de luz. Usei a minha mão como parâmetro, fiz o foco nela e travei a configuração para reenquadrar a imagem e chegar a esse resultado.

Explore outras ideias

Você nunca vai saber se aquela foto teria ficado boa se não tiver a ousadia de fazê-la. Às vezes, uma ideia muito simples é capaz de transformar uma imagem, como no exemplo abaixo, em que bastou um giro para que a @alnlima capturasse a nossa atenção.

E você, tem dicas para compartilhar com a gente? Comente e conte quais são as suas técnicas para fazer fotos melhores com o celular! 😉

Tags: