5 dicas para usar melhor o LinkedIn

Aprenda a utilizar o LinkedIn e fique pronto para as novidades do mercado

O LinkedIn é a maior rede social de profissionais no mundo. A rede já garantiu uma vaga de emprego em importantes instituições pra muita gente. Por isso, manter o seu perfil atualizado no site é muito importante. Ali, grandes recrutadores buscam profissionais de diversas áreas.  Porém, é importante ser verdadeiro em suas declarações.

Juliana Motta, gerente de recursos humanos da PSafe, ressalta: “É cada vez maior a participação da internet em nossa vida cotidiana. É fundamental visualizar a oportunidade como um complemento e manter suas redes sociais corporativas, atualizadas com clareza e honestidade a respeito dos seus objetivos atuais. Falsear competências e habilidades não é inteligente pois a situação será esclarecida na entrevista ocasionando, em alguns casos, além da perda de tempo, situações indesejadas.”

Então, fique ligado e veja como mandar bem e caprichar no seu perfil do LinkedIn:

  • Mantenha o perfil sempre completo e atualizado
    Com suas informações recentes o recrutador poderá saber de suas vivências mais atuais. Basta clicar em “perfil”, depois em “editar perfil” e preencher os dados que faltam.
  • Participe de grupos
    Está longe do mercado e quer fazer novos contatos? Essa é uma ótima opção. Na aba “Interesses” que fica acima, existe tópico denominado “grupos”. Ali você encontra assuntos do seu interesse e pode debater e aprender mais com outras pessoas do mercado.
  • Exclua conexões que não fazem parte do seu ciclo profissional
    O LinkedIn não é um Facebook profissional. É uma rede de contatos e networking que vai além do entretenimento. Por isso, aceitar amigos de diversas áreas diferentes deixa suas conexões confusas e o conteúdo que chega até você não será específico.
    Para excluir vá até “minha rede”, “conexões” e em seguida marque os perfis que deseja remover.
  • Peça recomendações
    As recomendações do LinkedIn mostram que tipo de relacionamento você teve nos trabalhos anteriores. É legal que você retribua após receber uma recomendação de um chefe ou colega de trabalho.
  • Encontre vagas no seu perfil
    Abaixo da área de buscas está a opção “Empregos”. Ali você pode buscar vagas que estão de acordo com o seu interesse e saber o que as instituições esperam dos candidatos.

    Boa sorte!

Tags: