Agawi: mesmo no celular, Google quer você na web

Agawi: Google quer mostrar apps no resultado de buscas e rentabilizar sua indexação com propaganda direcionada

Agawi é um serviço que permite a você utilizar aplicativos sem ter que baixá-los no seu smartphone. Apesar de o Google ter no seu portfolio a Google Play, loja de apps, a empresa é em sua essência um motor de buscas.

Em 2014, dos US$ 66 milhões de dólares da receita total do Google, US$ 38,5 milhões são provenientes da publicidade direcionada no seu buscador, segundo previsões do eMarketer.

Como forma de incentivar seu consumo móvel por meio de buscas, o Google comprou Agawi, que significa “qualquer jogo, em qualquer lugar instantaneamente”, serviço que surgiu para permitir a degustação de games antes de ter que baixá-los nos seus devices.

A primeira aposta do Google para manter você na web foi apresentar nos resultados de busca ações e opções de serviços, como compra e comparação de preços de passagens aéreas, resultados de jogos de futebol, sem necessariamente ter que te levar a outro site ou serviço.

E apesar de o Google já estar trabalhando para indexar aplicativos para serem rastreados no seu resultado de pesquisa, onde a empresa pode rentabilizar as suas atividades na internet, isso ainda vai demorar um tempo. Não quer dizer que o Google esteja travando uma guerra contra os apps, mas está claro que ele quer ter a chance de rentabilizar melhor as suas buscas ao mostrá-los nos resultados de busca na web.

Tags: