Cuidado: não caia nessa!

Falsos alertas de vírus circulam na internet

Você já recebeu uma mensagem como esta da imagem abaixo? Se sim, você pode ter sido alvo de um esquema de anúncios não autorizados que circula na internet. Estas mensagens enviam falsos alertas de vírus e são veiculados por pessoas e empresas que se utilizam do nome e da imagem de marcas conhecidas, para se beneficiar.

Caso você receba um alerta como este, saiba que essas propagandas não são autorizadas por nós da PSafe.

 

badad_MENOR1
Como funcionam os falsos alertas de vírus

 

Esse esquema de propagandas alarmistas é parecido com o golpe do falso sequestro. Conhece? Aquele em que alguém liga para a sua mãe ou parente próximo dizendo que te sequestrou e exigindo dinheiro para te soltar, quando na verdade é tudo enganação. Nesse, você recebe um aviso no seu celular dizendo que seu telefone tem vírus e que, para você limpar o telefone, terá que instalar um aplicativo. Querem colocar medo em você e, se você não estiver atento, vira mais uma vítima de criminosos que tentam ganhar dinheiro cada vez que você clica naqueles avisos.

Nós lutamos contra essa prática

Essas propagandas falsas fazem você instalar um monte de apps diferentes, inclusive o dfndr security. Por quê? Porque todos os aplicativos usam redes de propaganda online para se divulgar. Nós enviamos as nossas propagandas para essas redes mas, sem que a gente saiba, elas trocam nossos anúncios por esses avisos de vírus.

Veja abaixo a diferença entre as nossas propagandas verdadeiras e as falsas, não autorizadas.

 

Propagandas não autorizadas:

 

 

Propagandas verdadeiras:

 

Por que lutamos contra isso?

Porque nós queremos que os usuários instalem o “dfndr security”, e todos os outros apps dfndr, baseados em nossos valores e na qualidade dos nossos serviços. Por isso, nossa equipe de segurança detecta mais de 130 milhões de ataques de malware e bloqueia diariamente 200 milhões de links com conteúdo impróprio, incluindo anúncios falsos como esses, o que destacamos na descrição do nosso aplicativo na Google Play.

Tamo junto

Para que possamos identificar os responsáveis por estas falsos alertas, você pode nos ajudar: quando vir uma mensagem como esta usando o nome dfndr, envie um e-mail para atendimento@psafe.com incluindo a captura de tela e o link (URL) completo do falso alerta de vírus. Desta forma poderemos tomar as providências cabíveis para coibir e penalizar esta prática.

Quer saber ainda mais?
Veja essa matéria publicada no G1 pelo jornalista Altieres Rohr: https://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/anuncios-promovem-aplicativos-mentindo-sobre-virus-no-celular.html

Tags: