Programação para todos: Alguns sites grátis para aprender a programar

Neste post te apresentamos alguns cursos gratuitos para que a programação seja parte de seu currículo. Não perca esta oportunidade!

Que a programação é a ‘linguagem do futuro’ não há dúvida. Essa afirmação foi feita há alguns anos quando esse setor começou a decolar. Ele gerou curiosidade e interesse de muitos especialistas das plataformas tecnológicas, que, na época, ainda existiam de forma incipiente – principalmente, quando comparamos com o turbilhão digital da atualidade.

Hoje, virou praticamente uma moda, de tal modo que chega a fazer parte do currículo escolar do ensino médio de muitos países, como o Reino Unido. Já a demanda desses profissionais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Recentemente, o portal da BBC Mundo listou alguns sites gratuitos que ajudam tanto os conhecedores, como também os principiantes, a programar nos níveis mais básicos. A seguir, destacamos algumas dessas ferramentas. Confira!

Codeacademy

É um site de programação conhecido por sua qualidade e popularidade na internet. Está disponível em vários idiomas, entre eles, o português. Direcionado para os novatos, possui uma metodologia prática e interativa, baseada em exercícios e pequenas metas para programar de um nível para outro.

Para utilizá-lo, você só deverá se cadastrar e começar a explorar esse interessante mundo. Nele, poderá achar distintas linguagens de programação como HTML & CSS, Javascript, Jquery, Python, Ruby e PHP.

MIT Open

Trata-se de uma plataforma educativa de programação desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que oferece mais de dois mil cursos on-line. Eles podem ser achados por palavras chave, temas, idioma (português), entre outros.

É um sistema perfeito para quem gosta de focar mais na teoria e suas diferentes linguagens. Ah… E é gratuito!

Khan Academy

É uma ferramenta que apresenta cursos gratuitos de diferentes áreas em várias línguas, principalmente, inglês, mas possui muitas opções. Eles vão desde conceitos básicos até linguagens de programação específicos, como JavaScript, HTML e CSS.

Por exemplo, o curso “Aprendendo programação na Khan Academy” (disponível em espanhol) inclui um guia de passos ensinando como programar e apresentando, em seguida, uma série de objetivos da codificação.

Udacity

Esse site tem muitos mais cursos ligados à programação. Você poderá analisar uma grande variedade de cursos, embora nem todos sejam gratuitos e não há opções em português.

Em outras palavras, tratam-se de cursos MOOCs (Massive Open Online Courses), como os disponibilizados: “Developing Android Apps”, “How to Bluild a Startup”, “How to Use Git and GitHub” e “Intro to Java Programming”.

Coursera

Desenvolvido pela Universidade de Stanford, Estados Unidos, esse software oferece cursos de graça on-line em inglês, principalmente. Não é preciso ter requisito nenhum para acessar a eles, já que, segundo sua própria apresentação, qualquer pessoa com conhecimentos básicos de matemática e uma experiência intermediária em uso do computador pode fazer parte dos ensinos.

Tags: