Americanos ganham aliado para preservar privacidade

Dispositivo poderá dizer se existe algum weareble por perto, como Google Glass e Drones

Já noticiamos aqui no Blog o receio de americanos com as inovações tecnológicas Google Glass e Drones. O medo da população é ser filmada sem consentimento, já que os óculos do Google são capazes de começar uma filmagem com apenas um piscar de olhos. Os Drones, por sua vez, sobrevoam áreas ao mesmo tempo que podem capturar imagens. Com isso, não é difícil imaginar que alguma imagem sua possa circular na internet.

Para evitar que você possa fazer parte de algum filme que viole sua privacidade, uma empresa americana desenvolveu o roteador reverso, capaz de sinalizar a presença de Drones e Google Glasses ou mesmo outros dispositivos wearebles que possuem câmeras e microfones escondidos e impedir que se conectem a redes wi-fi locais. É o Cyborg Unplug.

O aparelho também possui o modo ‘desligue tudo’, que evita que o dispositivo se conecte a qualquer rede wi-fi dentro do seu alcance de sinal. Porém, essa “proibição” pode ser considerada ilegal, dependendo da localidade onde você esteja. Por isso, o fabricante sugere que o uso da função seja feito com cautela.

Não há garantia de impedimento de gravações de áudio ou imagem, mas saber que existe um dispositivo destes na proximidade já pode ajudar a preservar a privacidade. O Cyborg Unplug vai custar US$ 100, mas ainda não há previsão para chegar ao Brasil.