Aplicativo permite declarar imposto de renda pelo celular

O IRPF possibilita a declaração de imposto de renda e a consulta dos valores de restituição e pagamento

Passar pela declaração de imposto de renda não é fácil. Além de instalar dois softwares no computador, há várias e várias fichas para preencher. Mas se você curte praticidade, já é possível fazer todo o processo com o app IRPF, disponível para Android e iOS.

Com uma interface supersimples, você preenche as folhas, informa dados e recebe o cálculo dos valores de restituição e imposto automaticamente. O IRPF sugere até qual a opção mais vantajosa entre desconto simplificado ou dedução. Se preferir, também é possível apenas verificar o estado da restituição e consultar o cálculo do imposto antes de enviar todos os dados para a Receita Federal.

O IRPF ainda disponibiliza uma área de conteúdo com respostas a perguntas frequentes sobre a declaração de imposto de renda para quem estiver com dúvidas sobre o processo.

No entanto, ainda há restrições na plataforma, como a falta de fichas importantes de rendimentos relacionados a empresas. Por isso, ele é indicado apenas para pessoas físicas que produzam um tipo de declaração mais simples. Um exemplo é quem está realizando o processo pela primeira vez e possui como única fonte de renda o seu salário.

Tags: