Aplicativos ajudam a escolher os candidatos das eleições 2014

Tecnologia pode ajudar você a definir seu candidato

Atualmente, os eleitores não contam apenas com as propagandas do rádio, da TV e de veículos impressos para se informar sobre eleições e seus candidatos. A internet permite fazer pesquisas ainda mais aprofundadas sobre cada político que está pedindo nossos votos. E, para facilitar ainda mais, alguns aplicativos foram lançados para as eleições desse ano, com o objetivo de facilitar a vida de quem vai definir o futuro do Brasil. Tem até o “Tinder” de propostas, onde o eleitor vota ou veta as promessas dos políticos.

Um dos apps foi criado pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O “Candidaturas” está disponível de forma gratuita tanto para iOS quanto para Android.  Ele permite que os eleitores acessem nomes completos dos candidatos, situação de registro da candidatura, cargo, partido, coligação e outras informações.

Mas, há quem vá além e tente adaptar a política a apps que fazem sucesso por outros motivos. O estudante Water Cesar desenvolveu o “Voto x Veto”. Nesse app, os eleitores têm a disposição propostas feitas pelos candidatos. Se você gostar, é só tocar em “Voto”. Logo em seguida, a foto do candidato autor da proposta irá aparecer, partindo em seguida para a próxima promessa. O mesmo acontece quando você escolhe o “Veto”.

O objetivo de Walter é, além de criar uma ferramenta simples para ajudar os eleitores, proporcionar um espaço democrático onde todos os candidatos possam competir de igual para igual com suas propostas independentemente do tempo na TV ou a quantidade de recursos que possui para a campanha.

Outros apps que ajudam na escolha do candidato

Se você quiser ampliar ainda mais seu alcance de pesquisa, existem outras opções de aplicativos para satisfazer sua necessidade. É o caso do “Acordei”, um aplicativo para Android e iOS que permite ao usuário acessar um guia com informações sobre os políticos.

O nome do app foi inspirado na expressão “o gigante acordou”, muito usado durante os protestos que aconteceram durante 2013. Ele divide os candidatos por cargos, de acordo com a própria corrida eleitoral. O usuário deve escolher a região e, depois, pode navegar entre candidatos a Deputados Federal e Estadual, Governador, Presidente e Senador.

Ao tocar em um dos candidatos, será possível visualizar um pequeno perfil, com foto, nome, número e links da biografia no TSE, declaração de bens e certidões criminais.

Já o “Eleições 2014 Brasil” é um aplicativo grátis para Android, que mostra todos os candidatos aos cargos que terão representantes neste ano, de todos os estados brasileiros, e permite que os internautas façam aquela “colinha” básica para não errar o número na hora da votação.

Logo na tela inicial, ele exibe os cinco cargos políticos que terão novos representantes eleitos em 2014: Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

O “Proteste – Eleições 2014”, por sua vez, ajuda os eleitores a encontrar informações mais detalhadas dos candidatos junto ao TSE. Disponível para Android, a ferramenta apresenta aos usuários informações detalhadas sobre os políticos da sua região. Os dados dos candidatos são baseados no sistema do tribunal.

Notícias sobre as eleições

Mas, se sua vontade é acompanhar as notícias das eleições, fique tranquilo. O UOL lançou o aplicativo UOL Eleições, que traz as principais notícias, pesquisas e apuração dos votos para os sistemas de iPhone e Android.

O app também fornece informações em vídeo e foto com cobertura completa sobre o cenário político no país. Comentários e opiniões de blogueiros também estão presentes na seção Blogs.

Debate da zoeira