Aplicativos para doação de sangue são desconhecidos da população

Você sabia que existem apps para doação de sangue? Veja como a tecnologia pode te dizer onde estão localizados os centros de coleta.

Tecnologia para doar sangue

O ato de doar sangue pode salvar vidas, inclusive a sua. É com essa linha de pensamento que estão sendo criados por brasileiros aplicativos que conectam doadores e bancos de sangue do país.

O analista de sistemas Irawild Almada ganhou destaque na mídia por ter criado um aplicativo que facilita as doações de sangue. A função da ferramenta é enviar notificações aos usuários cadastrados, de acordo com a demanda dos bancos de sangue. Na verdade, são dois aplicativos interligados. Um é usado por bancos e outro, por doadores.

Apps aproximam doadores de sangue de centros de coleta

O Hemocentro de Brasília tem recebido os doadores que estão cadastrados no aplicativo. Um banco de sangue da cidade de Lavras (MG) deve ser o próximo a firmar parceria com o aplicativo “Doe Sangue”.

Disponível gratuitamente para Android, iPhone e Windows Phone, o aplicativo utiliza a localização dos usuários e envia notificações automaticamente para os cadastrados em um raio de até 100 km.

Saiba como se tornar doador de sangue

Outro aplicativo com o mesmo objetivo é o Eu Curto Doar, com uma área de atuação muito maior do que o primeiro. O sistema funciona assim: quem está precisando de doação faz um cadastro no site para aparecer na lista de pacientes. Depois, basta compartilhar as informações nas redes sociais para conseguir atingir o maior número de voluntários.

O site traz um campo para que o usuário realize o cadastro como paciente ou doador, além de informações de diversas campanhas que estão sendo divulgadas na internet no momento e endereços de hemocentros espalhados pelo país. A página também disponibiliza uma série de informações relacionadas à doação de sangue e até mesmo algumas curiosidades sobre o assunto.

O aplicativo “Eu Curto Doar” está disponível gratuitamente para Android e iPhone.