Conheça Whyd, o app para buscar músicas na internet

Whyd é o novo app lançado para iOS que oferece um serviço centralizado de streaming de música. Com ele, é possível puxar músicas de várias plataformas

Conheça Whyd, app para buscar músicas online

Um novo aplicativo lançado esta semana para iOS oferece um serviço centralizado de streaming de música. Com o Whyd é possível puxar músicas de outras plataformas em toda a web para que possam ser tocadas quase instantaneamente.

O app permite que o internauta retire faixas de outros serviços de streaming, como SoundCloud, Vimeo, DailyMotion, YouTube e Spotify. Ou seja, o objetivo é conseguir escutar a música onde quer que ela esteja. O plano mais audacioso da startup é se tornar a rede social da música para que os usuários possam recomendar, compartilhar, curtir e comentar faixas de outros perfis.

Assim, o usuário cria um feed com suas músicas e trilhas favoritas. É uma maneira prática para manter o controle de suas canções preferidas. A partir de todas essas funcionalidades, o cofundador do Whyd, Gilles Poupardin, afirma que o aplicativo pode ajudar na descoberta de novas músicas e gêneros.  Segundo ele, o grande apelo das rádios é alguém escolher a música.

“Copiar e colar uma URL em um celular é complicado. Nós achamos que a maneira mais rápida e prática de adicionar uma música em um iPhone é via um motor de busca. A procura agrega quase todas as músicas que você pode encontrar online e permite que você adicione faixas para sua lista de reprodução em segundos”, disse.

A startup, baseada em Paris, conseguiu arrecadar US$ 700 mil em financiamento, no início do ano, após fazer uma versão web do serviço aberta ao público seguida por uma versão beta fechada e exclusiva, lançada em novembro de 2012. A equipe do Whyd informou que já está trabalhando em uma versão para Android. Mas os usuários de Windows Phone “podem ter que esperar um pouco mais”.

O aplicativo foi desenvolvido cuidadosamente para que as faixas sejam carregadas de forma surpreendentemente rápida. Para utilizá-lo, o internauta precisa criar um perfil. Em seguida, ele pode buscar músicas individuais, listas de reprodução criadas ou procurar outros usuários. Na tela de resultados, é possível adicionar faixas ou listas, além de seguir ou deixar de seguir alguém.