Apple Samsung e outras se unem para promover ferramenta antirroubo

Há dois meses , o senador norte-americano Mark Leno levou ao congresso uma lei que visa combater o aumento ao número de roubos e furtos a smartphones na […]

Há dois meses , o senador norte-americano Mark Leno levou ao congresso uma lei que visa combater o aumento ao número de roubos e furtos a smartphones na Califórnia.  Assim, ficará definido que todas as empresas devem oferecer a seus usuários opções para desativar remotamente o celular em caso de perda ou roubo do mesmo.

Mas fabricantes e operadoras resolveram se unir antes mesmos da aprovação da lei e com apoio da CTIA , associação que representa a indústria de telecomunicações sem fio, as empresas envolvidas concordaram na inclusão de uma ferramenta antirroubo nos novos aparelhos de celular.

Ontem, gigantes do setor como, Samsung, Apple, Google, HTC, Huawei, Motorola, Microsoft e Nokia e cinco operadoras americanas participam do pacto que pretende incluir uma ferramenta de proteção até julho de 2015.

Vale lembrar que os sistemas já apresentam opções e protocolos capazes de bloquear o celular a distância. No iOS existe o “Buscar Meu iPhone”, no Android existe o “Gerenciador de Dispositivos” que ajuda a localizar o aparelho,  mas não oferece a opção de bloqueio e no  Windows Phone temos “Localizar meu telefone”.

A atitude das operadoras em e fabricantes em unificar o processo surpreendeu muitos, uma vez que operadoras e fabricantes ganham muito dinheiro todos os anos com a substituição de aparelhos. A nova ferramenta será programa para permitir um bloqueio por meio senha.  Uma vez travado, o smartphone só pode reutilizado com a senha configurada pelo mesmo. Provavelmente, o proprietário do aparelho vai ter a opção de recuperar seus dados deletados do celular no serviço de nuvem que atende o sistema operacional.

A ideia é que o roubo de celulares não seja mais atrativo para os ladrões, ajudando a reduzir o número de assaltos nos EUA. Já no Brasil, a sua proteção continua garantida com Psafe Total que te permite não só bloquear o aparelho em caso de assaltos, como eliminar seus dados, garantido que suas informações nunca serão vazadas. 

Tags: