Aprenda a ativar uma conta de convidado no Android

Compartilha seu tablet e vive tendo brigas por causa das configurações? Resolva isso em poucos passos com a conta de convidado.

Apesar de prático, diferente do celular, o tablet nem sempre é utilizado por uma única pessoa. É normal compartilhar com parentes ou amigos. Às vezes é necessário permitir o uso de clientes ou visitas. O lado ruim disso é que suas informações ficam expostas, além de ter sempre alguém mexendo nas suas configurações.

Isso é irritante, mas não é o fim do mundo, pois já existe solução. O tutorial é para quem tem Android 5.0 Lollipop, mas a função usuários está disponível a partir do 4.2, sendo que a opção “Perfil restrito” só aparece da 4.3 em diante.

Passo 1

Ponha o dedo no alto do tablet e arraste para baixo para aparecer a tela de configurações. Clique no ícone de engrenagem e, ao abrir a tela “Configurar” selecione a opção “Usuários”.

Passo 2

Dentro na tela “Usuários” escolha “+ Adicionar usuário ou perfil”

Passo 3

Vão aparecer duas opções: “Usuário” e “Perfil restrito”. A primeira é para usar normalmente as funções do tablet. Já a segunda, dará acesso somente ao que você, usuários principal, liberar o uso; perfeito para crianças.

Passo 4

Após escolher o tipo de perfil aparecerá um aviso do Android. Dê ok. Outra tela irá aparecer pedindo para você definir as configurações do usuário novo. Clique em “Configurar agora”.

Passo 5

Ele te levará para a tela de bloqueio e assim que você desbloquear verá a tela de boas-vindas do Android. Será pedida uma conta Google para cadastro. Note que se você ignorar o usuário não terá acesso à Play Store e não poderá baixar apps, além de não conseguir acessar os serviços online do Google.

Passo 6

Na próxima tela pedirá o nome da conta/usuário. Você pode por o de quem vai usar ou um como “Cliente”, por exemplo. Feito isso, aparecerão os termos de serviço do Google e em seguida uma mensagem de “Configuração concluída”.

Pronto! Agora você tem a sua conta como principal e um outra para terceiros. Você pode alternar entre os perfis tocando no botão de usuários, na parte superior direita da tela de travamento. Vale lembrar que o Android já vem pré configurado com uma conta de convidado, mas sem vínculo com a sua conta do Google.

Tags: