Como baixar aplicativos no seu celular com segurança

Confira o passo a passo para baixar aplicativos com segurança completa e ter os apps que mais gosta na palma da mão!

Com milhares de opções de apps disponíveis para fazer download, às vezes pode ser difícil ter certeza da segurança de cada um deles. Isso porque hackers podem se aproveitar para transformar um simples aplicativo em uma grande armadilha para sua segurança. Mas existem alguns cuidados que você deve tomar na hora de baixar aplicativos.

“Um usuário que faz o download de um aplicativo falso, que é um tipo de malware, pode ter seu aparelho danificado ou seus dados roubados”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital.

De acordo com o Relatório da Segurança Digital no Brasil, divulgado pelo dfndr lab, só no último trimestre de 2017 foram detectados 755 mil ataques via malwares do tipo cópia maliciosa. “Esse tipo de malware é idêntico a um app verdadeiro, por isso, é capaz de enganar centenas de usuários. Mas é possível identificar alguns sinais de que ele é falso”, completa Simoni.

Como baixar aplicativos com segurança

Uma das formas seguras para não correr riscos na hora de baixar apps é contar com a ajuda do aplicativo dfndr security. Ele tem uma série de ferramentas de segurança que verificam os aplicativos instalados, alertam quando você baixou ou acessou algo perigoso e também dá dicas e recomendações de aplicativos que já foram testados pela nossa equipe de segurança.  Para conferir, clique no botão abaixo e instale o dfndr security:

Deeplink_DICASDEAPPS

Baixe aplicativos em lojas oficiais e leia os comentários

Os especialistas de segurança do dfndr lab recomendam que os usuários façam download de aplicativos preferencialmente nas lojas oficiais da Google – Play Store – ou Apple – App Store. Dessa forma, você corre menos riscos de baixar um arquivo perigoso. Evite baixar apps através de markets alternativos, como sites não oficiais para downloads de aplicativos.

“Antes de realizar o download de um aplicativo, confira os comentários de outros usuários na página e a avaliação do app. Pontuação baixa e muitos comentários negativos, podem indicar alguma anomalia ou bug do aplicativo e, portanto, é melhor evitar baixá-lo”, finaliza Simoni.

Como baixar aplicativos na Google Play Store

Se o seu celular é Android, você pode seguir o nosso tutorial para baixar apps pela loja oficial da Google, a Play Store. Para começar, você deve estar conectado à internet.

Passo 1: Clique no aplicativo do Google Play (Play Store) em seu telefone.

1S
Passo 2: Busque o app que deseja instalar. Para isso, clique no espaço em branco, no topo de sua tela e escreva o nome do aplicativo. Para confirmar, clique na lupa do teclado do seu telefone.

2S
Passo 3: Escolha o app que deseja, toque nele e clique em “Instalar”.

3S
Passo 4: O aplicativo pedirá acesso a algumas informações. Se achar seguro continuar, clique em “Aceitar” e pronto!

4S
 

Atenção ao baixar aplicativos!

Por mais que as lojas oficiais da Google e Apple sejam consideradas seguras, hackers ainda podem se aproveitar de brechas na segurança para inserir apps falsos nas lojas. Por isso, é importante que você tenha um antivírus instalado em seu celular e faça verificações de vírs com frequência. O dfndr security, por exemplo, oferece a função de Verificação Agendada, em que você escolhe o dia que quiser e o antivírus roda automaticamente no seu aparelho, eliminando qualquer ameaça que encontrar.

Deeplink_verificar-celular
*Texto publicado originalmente em 14 de abril de 2017.

Tags: