Dicas para fazer um bom backup das suas informações

É muito comum que as pessoas percam seus documentos e informações porque não fazem backup. Nesse post, te damos algumas dicas.

Muitas vezes o processo de backup é ignorado por pessoas e empresas, que acabam perdendo dados importantíssimos sem chance de recuperá-los.

Segundo levantamento de uma empresa de Tecnologia da Informação realizada este ano, 88% dos entrevistados já perderam informações relevantes por falta de backup e 74% deles não possuem cópias de segurança em seus dispositivos móveis.

Tais números evidenciam que ainda não existe a cultura de backup aqui no Brasil. Para começar a reverter este quadro, preste atenção às dicas a seguir e coloque-as em prática o quanto antes.

Dicas para um backup perfeito

Faça cópias de segurança e guarde-as em dispositivos diferentes

Faça algumas cópias de segurança de documentos importantes, fotos da família e até mesmo da versão final da sua monografia da faculdade em dispositivos diferentes, como pen drive, HD externo ou mesmo em algum serviço de armazenamento na nuvem, para garantir que eles não sejam perdidos em caso de roubo ou incêndio.

Atualize o backup com regularidade

Especialistas recomendam a atualização do backup com regularidade, pelo menos, uma vez por mês. Caso o seu trabalho exija o uso diário do computador, o ideal é realizar o backup semanalmente, na sexta-feira ao final do expediente, por exemplo.

Faça testes periódicos para verificar a integridade do backup

Não basta apenas fazer o backup e guardá-los em dispositivos diferentes. É necessário confirmar se eles estão bem armazenados, sem risco de estarem corrompidos. Faça testes periódicos para verificar a integridade dos dados gravados para se certificar de que os dados estão preservados.

Veja como fazer backup com eficiência

Programas de backup gratuitos

GFI BACKUP

O programa de backup GFI Backup possui ferramentas avançadas, como possibilidade de criptografar as cópias de segurança usando o algoritmo AES. O software permite também que arquivos originais sejam deletados ou mantidos no sistema de forma automática e possui modo de sincronização de pastas. 

COBIAN BACKUP

O programa Cobian Backup faz backup e pode copiar arquivos do local de origem para pastas ou drives no mesmo ou em outros computadores. Permite agendar a realização de cópias de segurança automaticamente, com as opções entre única, diária, semanal, mensal ou em intervalos de tempo programados. 

YADIS! BACKUP

O software Yadis! Backup é uma ferramenta de backup extremamente simples. Seu grande trunfo é realizar atualizações das cópias de segurança em tempo real. Sempre que o usuário salvar modificações dos documentos, para qualquer destino, o programa entra em ação e atualiza a cópia.

Tags: