As novidades tecnológicas da indústria automotiva

Conheça o que prepara a indústria automotiva para o lançamento de carros no futuro

A indústria automotiva sempre esteve entre as pioneiras na criação de novas tecnologias. E agora não é diferente. Muitas montadoras têm anunciado inovações para os seus produtos. Vamos conhecer algumas das principais ferramentas que chegam ao mercado em breve ou estão em fase de testes.

A BMW, por exemplo, acabou de desenvolver postes de iluminação equipados com tomadas para carregar carros elétricos. Um projeto piloto será feito em Munique no ano que vem usando redes de luz existentes.

A empresa disse ter criado dois protótipos de postes de "iluminação e recarga" que combinam eficientes luzes LED com estações de recarga para carros elétricos ChargeNow da companhia. O projeto piloto em Munique vai instalar os primeiros postes de recargas, que podem ser implantados diretamente na infraestrutura de iluminação de rua existente, disse a BMW.

Estas estações de recargas podem ser usadas pelo maior número de motoristas possível, independentemente do modelo do veículo e do fornecedor de eletricidade, disse a BMW. Dois postes já estão instalados na frente da sede da companhia. Os motoristas podem pagar a recarga de seus carros via aplicativo para celulares.

Toyota promete “o carro do futuro”

O grupo japonês Toyota anunciou que lançará, em 2015, nos Estados Unidos o "carro do futuro", movido a hidrogênio e com emissão zero de carbono.

O vice-presidente de vendas da Toyota, Bob Carter, afirmou que o mercado inicial para este automóvel será a Califórnia, onde ocorrerão ações paralelas para estabelecer uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio.

O automóvel de quatro lugares chamado de FCV (fuel cell vehicle) tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos, informou a Toyota durante entrevista coletiva. Esta técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água.

GM investe no Android

A General Motors quer levar a experiência Android completa para dentro de seus veículos a partir de 2016. A companhia, em parceria com a Harmam International, irá desenvolver um sistema Android independente.

O sistema deve contar com uma loja própria para oferecer aplicativos otimizados para uso enquanto o motorista dirige, como controle do ar-condicionado, músicas, GPS, reconhecimento de voz, chamadas, controle da câmera de ré e também apps com acesso à internet.

Audi: interação com semáforos inteligentes

O sistema de integração com semáforos inteligentes ainda está em fase de testes na Europa, precisamente na Alemanha, país sede da Audi. E a companhia pretende implantar essa tecnologia em seus veículos em breve. Com este dispositivo de mobilidade inteligente, denominado Safe and Intelligent Mobility, o motorista poderá ganhar tempo durante seus percursos.

O sistema funciona da seguinte forma: as informações dos semáforos são transmitidas para uma central, que faz o cálculo da sua rota. Após isso, são exibidas imagens com um gráfico de dados ao motorista, indicando a velocidade que o automóvel deve trafegar para alcançar o próximo sinal aberto.

Na fase de testes do projeto de inteligência, 20 sistemas de semáforos nas proximidades de Frankfurt foram adaptados para que a frota de teste pudesse se comunicar.

A energia solar nos carros da Ford

A Ford anunciou em 2014 o C-MAX Solar Energi concept. Trata-se de uma versão conceitual do C-MAX dotada de painel para captação de luz solar, instalado no teto do carro. A tecnologia faz com que a bateria do modelo seja recarregada não apenas por meio de uma tomada, mas também com a energia solar.

De acordo com a marca, um dia de sol possibilita o mesmo desempenho obtido pelo C-MAX Energi PIH. Assim, a autonomia da versão chega a 998 quilômetros. Desenvolvido em parceria com SunPower Corporation e Georgia Institute of Technology, o C-MAX Solar Energi concept está passando por diversos testes, onde será discutida a viabilidade de sua produção.

Carro da Volvo vai procurar vaga e estacionar sozinho

A fabricante sueca Volvo desenvolveu um sistema onde o veículo estaciona sem a necessidade de um motorista. Não se trata do dispositivo utilizado nos automóveis de ponta da Volkswagen, no qual o veículo apenas reconhece o espaço e o motorista tem que apenas controlar os pedais.

De acordo com a Volvo, no estacionamento de um shopping, por exemplo, o carro é capaz de procurar um espaço livre sozinho e entrar nele, com segurança e sem encostar em outros carros ou pedestres.

Para isso acontecer, o motorista usa um aplicativo no celular para ativar o estacionamento autônomo e, em seguida, se afasta do carro. Através de sensores, e também da tecnologia de detecção de frenagem, o veículos localiza a vaga e trafega pelo espaço de estacionamento, em perfeita interação com os outros carros, obstáculos e pedestres.

Veja o vídeo com a simulação.

Google prepara sistema operacional de carros

As montadoras ganharam um reforço de peso para desenvolver suas tecnologias.  O Google anunciou uma parceria com quatro delas, para implantar o sistema operacional Android em carros. Denominada Open Automotive Alliance (OAA), a parceria reúne Audi, GM, Honda e Hyundai, a fabricante de placas gráficas Nvidia e tem como objetivo lançar até o fim de 2014 ou início de 2015 veículos equipados com o sistema mobile do Google.

Em comunicado oficial, as empresas informaram que estão dedicadas para a criação de uma plataforma que resulte em carros mais seguros e intuitivos. Elas querem também aproveitar o sucesso do Android para acelerar a inovação na indústria automobilística.

Tags: