Ataques de hackers a celulares e tablets estão crescendo

Aprenda como você pode proteger seus dispositivos móveis contra invasões de hackers neste post de segurança da PSafe!

Hackers miram celulares e tablets para praticar crimes

Conheça os novos riscos de ataques online

Até o fim de 2014, mais de dois bilhões de smartphones e tablets estarão em uso em todo o mundo. Isso significa que os hackers têm a mesma quantidade de possibilidades de obter dados de usuários. Como os dispositivos móveis têm progredido, os criminosos virtuais também estão aumentando seus repertórios.

Hackers enviam falsas atualizações de apps

Um novo relatório divulgado pela consultoria Gartner informa que ataques contra aplicativos vão chegar ao ponto mais alto em 2017. As novas ameaças vão explorar os recursos mais recentes e seus melhores aplicativos, aproveitando-se de falhas do sistema e desenvolvendo clones maliciosos e falsas atualizações.

A Gartner prevê que cerca de 75% dos incidentes de segurança móvel em 2017 virão de erros de configuração dentro dos apps. Aplicativos populares como Snapchat e WhatsApp já foram colocados na berlinda devido a erros de criptografia de dados que permitiram a hackers interceptar mensagens de usuários.

Seja vigilante e tenha atenção a permissões

Quando o risco inicial vem do próprio aplicativo, como os consumidores podem evitá-lo? Embora a responsabilidade pela segurança seja dos criadores de aplicativos, os usuários têm que manter uma vigilância constante quando se trata de proteger os dados pessoais.

Mantenha antivírus instalado, ativo e atualizado

Monitore as permissões de aplicativos com frequência. Mesmo os apps mais famosos podem ser uma ameaça. Um antivírus que produz relatórios do que você está baixando é fundamental para a segurança de seu aparelho.

Cuidado com lojas não aprovadas. Elas são o destino de muitos aplicativos maliciosos. Além disso, evite enviar ou compartilhar informações sigilosas via apps. 

Tanto o dispositivo móvel quanto o PC devem ter bons antivírus, já que um se conecta ao outro. Portanto, tome cuidado ao baixar os aplicativos e tenha sempre software de segurança instalado e atualizado. 

Tags: