Bilhete Único já pode ser recarregado via celular em SP!

O serviço de recarregamento do Bilhete Único já é testado em celulares de paulistas e cariocas, veja como funciona.

São Paulo testa Bilhete Único no celular

As empresas que gerenciam o transporte de ônibus nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro parecem estar abertas ao uso da tecnologia para facilitar a vida do usuário. Sistemas de recarga e saldo do Bilhete Único e o pagamento da passagem através do celular já estão sendo testadas nas duas capitais. Os dois serviços são possíveis graças à tecnologia Near Field Comunication (NFC), a comunicação por campo próximo.

Em São Paulo, os passageiros já podem se livrar das filas nas estações em horário de pico para ter acesso ao saldo do bilhete único e fazer a recarga do cartão. Com o aplicativo, lançado pela rede Ponto Certo, responsável pela bilhetagem na Grande São Paulo, o usuário precisa apenas aproximar seu smartphone do Bilhete Único para ter acesso ao saldo do cartão. Por enquanto, o aplicativo está disponível para Android (ainda não existe versão para iOS).

Sistema exige pagamento de boleto bancário

O usuário também pode fazer a recarga automaticamente. O aplicativo direcionará o passageiro para uma loja virtual. No entanto, o processo ainda não é o ideal. O passageiro precisa comprar créditos, imprimir um boleto e pagar no banco. Segundo o presidente da rede, Nelson Martins, o objetivo é que, no futuro, o celular se torne o próprio cartão com o pagamento sendo efetuado apenas pela aproximação com a catraca. Alguns países europeus devem estar entusiasmados, já que isso promete acabar com o problema de espertinhos que não pagam o transporte público por lá, muitas vezes sem barreiras de entrada.

Saiba como recarregar e consultar saldo do Bilhete Único pelo celular

Rio de Janeiro testa app de passagem

Rio de Janeiro começa a pensar o pagamento de passagem via celular

O sistema de pagamento de passagem por celular no Rio de Janeiro já está sendo testado. Cerca de 50 funcionários das empresas de ônibus vão usar smartphones para efetuar o pagamento nos principais meios de transporte. Apenas o Metrô ficará de fora. O teste será feito durante os próximos três meses. O grupo receberá recargas mensais que poderão ser utilizadas nos ônibus, trens, barcas e vans legalizadas. O funcionamento também é feito mediante o download de um aplicativo e a aproximação do celular com a catraca.

O saldo do cartão poderá ser conferido através do aplicativo instalado no celular.as recargas deverão ser feitas nos ônibus ou nos terminais de autoatendimento da RioCard, serviço que gerencia o Bilhete Único. Pesquisas serão feitas periodicamente para avaliar a satisfação dos usuários com o sistema e a viabilidade técnica da implantação do serviço para toda a população.

Tags: