Conheça as vantagens e desvantagens do uso de Bitcoins

Nesse post, a PSafe explica como adquirir e como usar os Bitcoins - moedas digitais. Falamos, também sobre os prós e contras do uso dessas moedas.

É provável que tenha ouvido falar do Bitcoin. Talvez você acompanhou seu sucesso por meio da mídia especializada ou até, tenha o usado. Qualquer uma que seja sua experiência com o Bitcoin, a novidade desta moeda digital faz entender que seus riscos e recompensas são intrigantes.

Isso parece complicado, mas na realidade, é relativamente simples. Bitcoins podem ser comprados e vendidos nas bolsas de moeda com qualquer moeda existente. Assim como já funciona com o dólar, euro, real e etc. Esse dinheiro virtual fica em um dispositivo denominado como carteira digital, que permite enviar e receber Bitcoins.

O que complica o Bitcoin e seu uso é o fato do pouco de existência das moedas virtuais – o que torna seu potencial grandes. Abaixo, listamos algumas das vantagens e desvantagens do uso do Bitcoin.

Vantagens:

Tem tarifas mais baixas

Posto que as transações vão de pessoa a pessoa eliminando o banco da transação, os custos associados com o Bitcoin são muito menores. A tarifa de transação média do Bitcoin é menos de 1% da transação, enquanto que as tarifas podem variar de 2-9% para as moedas convencionais.

Pode ser utilizada em todos os países

Diferente das moedas convencionais que mudam de acordo com o país, O Bitcoin pode ser utilizado em todos os países. É, essencialmente, uma moeda global. Isto lhe economizará dinheiro em tarifas de conversão e promete eliminar as fronteiras comerciais.

Não pode ser congelada

Os governos não podem embargar Bitcoins da forma que podem embargar moedas convencionais. Já que sua riqueza não pode ser congelada, Bitcoin lhe dá a liberdade de fazer o que quiser com seu dinheiro.·.

Desvantagens:

Seu valor é volátil

O poder aquisitivo do Bitcoin é volátil desde a introdução da moeda virtual, com valores que vão por abaixo de $1 ate mais de $1100. A diferença das moedas convencionais, que são armazéns estáveis de valor, o valor do Bitcoin não está garantido. O porta-voz da Fundação Bitcoin Jinyoung Englund previne, “estivemos dizendo todo o tempo que os investidores não deveriam investir mais no Bitcoin do que estão dispostos a perder.”

Não é regulada

As normas não se aplicam ao Bitcoin porque não é uma moeda oficial e já que as moedas virtuais são relativamente novas, os governos ainda não emitiram regulamentos. Isto significa que não há nenhuma proteção para cobrir suas perdas. Fraude e golpes piramidais são frequentes, já que cada vez mais, os golpistas se aproveitam da falta de proteções legais que rodeiam o uso da moeda virtual. A Autoridade Bancária Européia advertiu aos consumidores destes riscos.

Pode ser roubada

As carteiras digitais podem ser hackeadas e seu Bitcoins podem ser roubados. Em fevereiro de 2014, o então maior intercâmbio do Bitcoin anunciou que mais de 450 milhões de dólares no Bitcoins estavam faltando e que foram, presumivelmente, roubados. Sem regulações e proteções, é quase impossível recuperar Bitcoins roubados.

Tags: