Black Friday: Por que alguns sites ficam fora do ar?

Sim, as lojas de apps também participam da Black Friday. Confira as melhores ofertas de aplicativos

Sempre quando há grandes acontecimentos na internet é a mesma coisa. Abertura de venda para ingressos do Rock in Rio; o site cai. Um portal posta uma notícia bombástica; o site trava. Hoje acontece a Black Friday e adivinha? Algumas lojas caíram por alguns minutos. Mas qual o motivo dos sites caírem? 

Os motivos podem ser os mais variados. Desde um erro na programação do banco de dados, ataque de hackers ou um número de acessos bem acima do esperado. Já falamos aqui sobre o DDoS, quando hackers simulam um aumento repentino de tráfego para derrubar determinado site. Da mesma forma que o DDoS esgota os recursos do site, muitas pessoas tentando acessar simultaneamente uma mesma página também pode fazer involuntariamente com que o site caia.

O termo Bottleneck (pescoço na garrafa em tradução livre) é utilizado quando isso acontece e significa que os recursos do servidor, como memória, processador ou HD, não suportam mais o grande volume de dados gerados com o acesso de milhões de pessoas simultaneamente.

Outro fator que contribui para um site cair é a escalabilidade. Algumas empresas fornecem recursos de servidor variável. Conforme o número de acessos for aumentando mais servidores são liberados para suportar o volume de dados. É o mais indicado para evitar quedas. A escalabilidade também envolve a linguagem de programação que o site foi desenvolvido.

Concentrar todo o fluxo no servidor em um só local também pode fazer com que a página fique congestionada. O mais indicado para resolver este problema é contratar empresas que possuem servidores espalhados em vários lugares do país, com isso o fluxo de acessos é dividido.

Manter um grande e-commerce no ar não é tão simples quanto tendemos a imaginar. Vários fatores devem ser levados em conta ainda mais quando qualquer erro pode significar alguns milhões a menos no faturamento da empresa.